O vinho tinto já é um conhecido aliado da saúde cardiovascular, mas agora ele promete ajudar também os fumantes. De acordo com um estudo publicado terça-feira no periódico científico The American Journal of Medicine, tomar uma ou duas taças de vinho tinto antes de acender um cigarro pode neutralizar alguns dos efeitos negativos em curto prazo do fumo nos vasos sanguíneos.
A fumaça de cigarro causa danos endoteliais agudos, inflamação vascular e sistêmica e envelhecimento celular. Já o vinho tinto estimula a formação de fatores de relaxamento dependentes do endotélio, como o óxido nítrico, que melhora a função endotelial nas artérias coronárias, possivelmente devido à alta concentração de fenol na bebida.
“Entretanto, existem poucos dados sobre os possíveis efeitos vasoprotetores do vinho tinto em indivíduos tabagistas saudáveis. O objetivo do nosso estudo foi investigar os efeitos vasculares agudos do consumo de vinho tinto antes do ‘fumo ocasional’ em indivíduos saudáveis.Nós encontramos evidências de que o pré-consumo de vinho tinto impediu a maior parte da lesão vascular causada pelo tabagismo”, explicou Viktoria Schwarz, da Universidade do Saarland em Homburg, na Alemanha, e principal autora do estudo.
Os pesquisadores analisaram os efeitos do tabagismo em diversos processos bioquímicos no sangue e nas veias de 20 indivíduos que não fumavam mas que se voluntariaram a fumar três cigarros. Metade dos participantes bebeu uma quantidade de vinho tinto correspondente à concentração de 0,75% de álcool no corpo tinto uma hora antes de fumar. Os demais apenas fumaram o cigarro. Para fator de comparação, os cientistas colheram amostras de sangue e urina dos participantes antes e depois de fumarem e outra 18 horas após o fumo.
Fonte: veja.abril.com.br
Artigos relacionados
Veja também
Medicamentos para emagrecer são seguros para o coração?
Atualmente temos alguns medicamentos aprovados pela ANVISA para tratar a obesidade no Brasil, como o Orlistat, Sibutramina, Liraglutida e Semaglutida. Orlistat (Lipiblock, Xenical) 1- Atua inibindo a absorção de parte da gordura dos alimentos. 2- Não apresenta efeitos sobre o sistema cardiovascular, logo, pode ser…
Alteração difusa da repolarização ventricular (ADRV)
O termo alteração difusa de repolarização ventricular é utilizado em laudos de eletrocardiograma (ECG) para descrever alterações do segmento ST do ECG, como ausência, achatamento ou inversões assimétricas das ondas T. Alguns médicos podem empregar a abreviatura ADRV. A onda T é um dos elementos…
Benefícios do controle da pressão arterial
O controle adequado da pressão arterial (PA) é uma medida vital para preservar a saúde cardiovascular e evitar complicações sérias. Primeiramente, manter a PA dentro dos limites normais reduz significativamente o risco de doenças cardiovasculares, incluindo acidentes vasculares cerebrais (AVCs) e ataques cardíacos. Quando a…
Você sabe o que é a miocardiopatia não compactada?
A miocardiopatia não compactada (MNC), também conhecida como miocárdio não compactado, é uma condição rara do músculo cardíaco que afeta a estrutura do ventrículo esquerdo (VE). O VE é a principal das quatro câmaras do coração. Ela bombeia o sangue oxigenado em direção ao cérebro…