As imagens e frases de advertência nos maços de cigarro surtem efeito?

0
93

Todos nós sabemos que o tabagismo é um potente fator de risco para as doenças cardiovasculares, doenças pulmonares crônicas e um enorme número de cânceres.

Uma das estratégias adotadas pelo Ministério da Saúde visando diminuir o número de novos fumantes, bem como aumentar a proporção de fumantes dispostos a largam o vício , é a vinculação de imagens e frases de advertência nos maços de cigarro. Mas inserir essas imagens e frases de advertência nos maços de cigarros realmente surtem efeito?

Essas medidas estão inseridas em um conjunto de estratégias de promoção da saúde que envolvem ações nos âmbitos educativo, legislativo e econômico, todas elas com o objetivo de reduzir a exposição da população ao tabagismo. Além dessa informação, também constam nos maços de cigarros os teores de nicotina, alcatrão e monóxido de carbono e o telefone do "Disque Pare de Fumar", um serviço de orientação à população para deixar de fumar.

Existem números e pesquisas que comprovam que as imagens nos maços diminuem o número de fumantes.As pesquisas feitas sobre esse tipo de  imagens nos maços demonstram que elas funcionam. No Brasil, uma pesquisa realizada em abril de 2002 pelo Instituto Data Folha, com 2.216 pessoas maiores de 18 anos em 126 municípios de todo país, revelou que: 70% dos entrevistados acreditam que as imagens são eficientes para evitar a iniciação ao tabagismo; 67% dos fumantes sentiram vontade de abandonar o fumo desde o início da veiculação  das novas advertências;54% mudaram de idéia sobre os malefícios causados no organismo e estão preocupados com a saúde.

Outra pesquisa, realizada pelo serviço Disque Pare de Fumar, do Ministério da Saúde, no período de março a dezembro de 2002 com 89.305 pessoas,  revelou que 62,67% consideram as imagens um ótimo serviço prestado à comunidade. Além disso, durante as comemorações do Dia Nacional de Combate ao Câncer, foi realizada uma pesquisa piloto com 650 pessoas durante uma feira de saúde promovida no município do Rio de Janeiro. O estudo concluiu,  dentre outros resultados, que 62% dos entrevistados consideram que as imagens de advertência estimulam as pessoas a deixar de fumar.  

Fonte: INCA (2009).

www.portaldocoracao.com.br  

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here