FDA alerta sobre riscos da associação entre clopidogrel e omeprazol

0
494

O órgão americano FDA (Food and Drug Administration), que regula a utilização dos medicamentos nos Estados Unidos, fez um alerta sobre os perigos da associação entre o medicamento clopidogrel (conhecido como Plavix, Plagrel, Cuore, entre outros) com os inibidores da bomba de prótons (medicamentos usados para combater sintomas de gastrite ou úlcera gástrica), como o omeprazol e esomeprazol.

O clopidogrel é um medicamento que inibe a agregação das plaquetas do sangue (antiplaquetário) usado em inúmeras situações cardiológicas, como após a realização de angioplastias coronarianas (desobstrução das artérias do coração por meio de um cateter provido de um balão em sua extremidade).

Estas angioplastias podem ser eletivas (programadas) ou de emergência, como após um quadro de angina instável ou infarto do miocárdio. Muitos pacientes ainda usam o clopidogrel de forma associada com o ácido acetilsalicílico (conhecido como aspirina).

Muitos cardiologistas associam o clopidogrel aos medicamentos inibidores da bomba de prótons, como o omeprazol, pantoprazol, esomeprazol, rabeprazol, entre outros. O clopidogrel pode causar irritação gástrica e, além disso, como já mencionado, costuma ser usado em  associação com o ácido acetilsalicílico, medicamento que pode causar gastrite ou úlcera medicamentosa.

Alguns estudos demonstraram que a associação do clopidogrel com os inibidores da bomba de prótons (em especial o omeprazol e esomeprazol), pode afetar a ação terapêutica do primeiro. Este fato poderia facilitar a ocorrência de coágulos nas artérias coronarianas, causando angina do peito, infarto do miocárdio ou até a morte.

O FDA avisa que está pesquisando evidências mais conclusivas sobre o assunto, mas alerta os médicos sobre os possíveis riscos dessa associação. O órgão americano ainda lembra que existem outras drogas capazes de combater sintomas gástricos, e que não interferem na ação do medicamento clopidogrel.

Fonte: FDA.

Autor: Dr. Tufi Dippe Jr – Cardiologista de Curitiba – CRM/PR 13700.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here