Como evitar o desperdício e aproveitar melhor os nutrientes dos alimentos?

0
96

Muitas pessoas nem imaginam como se perdem nutrientes ao eliminar partes dos vegetais no processo de preparo dos alimentos. Desperdiçar cascas, talos, folhas, podem significar abrir mão de componentes extremamente nutritivos. Aproveitar estes componentes pode proporcionar uma grande economia no orçamento doméstico e acrescentar na alimentação grande parte das fibras e vitaminas necessárias para a saúde e defesa do organismo.

Aqui vão algumas sugestões para aumentar o valor nutritivo dos alimentos e preparações:

-Aproveite as folhas de cenoura, de rabanete ou de batata doce. Utilize-as para preparar refogados, sopas, colocar em uma farofa ou fazer bolinhos. As folhas verdes  escuras são uma importante fonte de vitaminas. O uso constante na alimentação melhora as condições de saúde e ajuda a prevenir a anemia.

-Aproveite a água do cozimento de verduras e legumes para usar quando cozinhar feijão, arroz ou use como caldo para sopas. Muitas vitaminas ficam na água. Não as jogue fora.

-Nas preparações das receitas, acrescente farelo de trigo, aveia, fibra de soja, farinha de trigo integral e etc…

-Prepare a quantidade certa de sucos e saladas para cada refeição. Procure consumi-las o mais rápido possível, para não perder as vitaminas. Prefira verduras, frutas e legumes bem frescos, pois tem mais poder nutritivo.

Fonte: Receitas da Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte e do Programa Alimente-se Bem – Serviço Social da Indústria – Departamento Regional de São Paulo e do Ministério da Saúde.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here