Higiene bucal pode ajudar a prevenir doenças cardiovaculares , diz estudo

0
65

Pela primeira vez , um estudo sugere  que uma simples higiene bucal ( como a limpeza dos dentes e a remoção de placas de tártaro )  pode ajudar a prevenir o processo de aterosclerose.

A aterosclerose é a formação de placas de gordura , chamadas de ateromas , nas diversas artérias do organismo. A aterosclerose é a principal causa do infarto agudo do miocárdio e do derrame cerebral. O espessamento do revestimento interno da artéria carótida ( avaliado através de ultrassom )  é um indicativo de maior risco para o desenvolvimento da aterosclerose e, de suas complicações clínicas.

Pesquisadores do hospital Luigi Sacco ( Milão , Itália ) avaliaram o espessamento interno da carótida de 35 indivíduos saudáveis ( média de idade de 46 anos ) antes e depois , da realização de sessões de higiene bucal . Após um ano , ocorreu  uma diminuição  significativamente  estatística  do espessamento do revestimento interno da artéria carótida.

Estudos prévios já haviam demonstrado uma relação entre a presença da bactéria Porphyromonas Gengivalis , periodontite ( inflamação  gengival ) , marcadores inflamatórios no sangue e o  desenvolvimento de aterosclerose . No entanto , esse é o primeiro estudo que avalia o impacto da higiene bucal em um marcador importante da aterosclerose , que é o espessamento do revestimento interno da artéria carótida.

Um importante pesquisador sobre o assunto ,  o Dr. Maurizio Tonetti , enfatiza : "são necessários  estudos  maiores e mais conclusivos , já que a periodontite é muito comum na população  e , facilmente tratável. Se houver uma relação  causal entre a periodontite e aterosclerose , uma melhor saúde bucal  poderá contribuir para a prevenção das doenças cardiovasculares na população"

Fonte: FASEP Journal ( 2008).

www.portaldocoracao.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here