Uma das estratégias efetivas de combate ao tabagismo, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), é uma severa restrição das propagandas relacionadas aos produtos derivados do tabaco.
No final de 2008, o Instituto Nacional de Câncer (INCA) realizou um levantamento sobre as práticas publicitárias da indústria do tabaco que claramente violam as restrições à publicidade de produtos de tabaco determinadas pela Lei Federal n.º 10.167 desde dezembro de 2000.
Esse documento foi encaminhado à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) para as devidas providências, uma vez que cabe à agência a fiscalização do cumprimento da legislação nacional sobre propaganda dos produtos derivados do tabaco.
De acordo com a Lei Federal n.º 10.167, a propaganda de cigarros e de outros produtos do tabaco está restrita aos pontos internos de venda, através de pôsteres, painéis e cartazes. Conseqüentemente, a publicidade ficou proibida em revistas, jornais, televisão, rádio e outdoors. A Lei também determinou a proibição do patrocínio de eventos culturais e esportivos por marcas de cigarros e da propaganda por meio eletrônico, inclusive Internet.
Segundo o levantamento feito pelo INCA, a partir de 2001, a indústria do tabaco passou a promover seus produtos em festas e outras atividades que tivessem o potencial de reunir jovens, tamanha a importância desta estratégia na captação de novos consumidores, em especial entre adolescentes. O levantamento do INCA foi feito pela internet, através de reportagens e no sítio eletrônico da agência de eventos.
Foi constatado que embora a lei só permita publicidade na parte interna de pontos de venda, propagandas de marcas de cigarros eram realizadas em feiras e festas direcionadas ao público jovem. Por exemplo, os rodeios de Jaguariúna e de Barretos de 2005, que reuniram milhares de pessoas, ostentavam grandes outdoors com a divulgação de marcas de cigarro e estandes com promotores vestidos a caráter.
Outro exemplo foi o que aconteceu em 2002 quando os eventos “Free Zone” e “Lucky Strike Lab” foram patrocinados pelas marcas de cigarros Free e Lucky Strike associando-as à moda, música, imagens e artes, e movimentando um amplo público jovem. Já em 2003, o “Carlton Encontro com a Arte” fez uma ampla divulgação dessa marca em eventos de artes plásticas, envolvendo a participação de artistas plásticos consagrados nacional e internacionalmente.
Estas atividades promocionais claramente violaram a Lei Federal n.º 10.167/00, que restringiu a publicidade à parte interna de pontos de venda. Também violam a resolução da ANVISA n.º 15/2003, que define como propaganda: “qualquer forma de divulgação, seja por meio eletrônico, inclusive internet, por meio impresso, ou qualquer outra forma de comunicação ao público, consumidor ou não dos produtos, que promova, propague ou dissemine o produto derivado do tabaco, direta ou indiretamente, realizada pela empresa responsável pelo produto ou outra por ela contratada”.
Fonte:INCA(2009).
Artigos relacionados
Veja também
Medicamentos para emagrecer são seguros para o coração?
Atualmente temos alguns medicamentos aprovados pela ANVISA para tratar a obesidade no Brasil, como o Orlistat, Sibutramina, Liraglutida e Semaglutida. Orlistat (Lipiblock, Xenical) 1- Atua inibindo a absorção de parte da gordura dos alimentos. 2- Não apresenta efeitos sobre o sistema cardiovascular, logo, pode ser…
Alteração difusa da repolarização ventricular (ADRV)
O termo alteração difusa de repolarização ventricular é utilizado em laudos de eletrocardiograma (ECG) para descrever alterações do segmento ST do ECG, como ausência, achatamento ou inversões assimétricas das ondas T. Alguns médicos podem empregar a abreviatura ADRV. A onda T é um dos elementos…
Benefícios do controle da pressão arterial
O controle adequado da pressão arterial (PA) é uma medida vital para preservar a saúde cardiovascular e evitar complicações sérias. Primeiramente, manter a PA dentro dos limites normais reduz significativamente o risco de doenças cardiovasculares, incluindo acidentes vasculares cerebrais (AVCs) e ataques cardíacos. Quando a…
Você sabe o que é a miocardiopatia não compactada?
A miocardiopatia não compactada (MNC), também conhecida como miocárdio não compactado, é uma condição rara do músculo cardíaco que afeta a estrutura do ventrículo esquerdo (VE). O VE é a principal das quatro câmaras do coração. Ela bombeia o sangue oxigenado em direção ao cérebro…