As gorduras ou ácidos graxos insaturados são classificados em duas categorias principais: polinsaturados representados pelas séries ômega-6 ( linoléico e araquidônico) e ômega-3 (alfalinolênico, eicosapentaenóico-EPA e docosahexaenóico-DHA) e os monoinsaturados representados pela série ômega-9 (oléico). O ácido linoléico é essencial e o precursor dos demais ácidos graxos polinsaturados da série ômega-6 , cujas fontes alimentares são os óleos vegetais de soja, milho, e girassol.
A substituição dos ácidos graxos saturados por ácidos graxos polinsaturados reduz o colesterol total e o LDL-C (colesterol ruim) . Os ácidos graxos ômega-3 (linolênico, EPA e DHA) são encontrados respectivamente nos vegetais (soja, canola e linhaça) e em peixes de águas frias (cavala, sardinha, salmão e arenque). Promovem redução dos triglicérides , podendo ainda exercer outros efeitos cardiovasculares, como redução da viscosidade do sangue, maior relaxamento do endotélio (camada interna de revestimento das artérias) e também efeitos anti-arrítmicos.Os ácidos graxos omega 3 são recomendados como estratégia alimentar para redução de doenças cardiovasculares.
Em estudo recente , realizado na universidade de Pittsburg (Estados Unidos), pesquisadores concluíram que a ingesta de gorduras poliinsaturadas do tipo omega 3 , pode ser a principal responsável pelas baixas taxas de morte cardiovascular na população japonesa. Os pesquisadores acreditam que esse fator alimentar possa ser mais importante que fatores genéticos nessa população.
Essas conclusões , foram obtidas através da análise do escore de cálcio (exame que avalia o grau de aterosclerose nas artérias do coração) em japoneses nativos , japoneses que vivem nos Estados Unidos e americanos. Os níveis de escore de cálcio eram menores nos japoneses nativos, quando comparados aos japoneses que vivem nos Estados Unidos e nos americanos. Nestes dois últimos dois grupos , o escore de cálcio apresentou-se de forma semelhante. Os elavados níveis de omega 3 no sangue , de japoneses nativos , oriundos da ingestão de frutos do mar , pode explicar tais achados.
Fonte: JACC ( 2008 ).
Artigos relacionados
Veja também
Quais são as causas de dor no peito?
A dor no peito ou dor torácica é uma das queixas médicas mais comuns. Em certos casos a dor torácica pode traduzir uma doença potencialmente grave. Apenas o médico está capacitado para avaliar adequadamente esse sintoma. Angina do peito Os pacientes percebem as crises de…
Alimentos com alto índice glicêmico podem aumentar o risco de doença cardiovascular e morte cardíaca?
O índice glicêmico (IG) representa a capacidade de um alimento em aumentar a glicemia (níveis de glicose no sangue), em relação a um alimento-controle, como a glicose ou pão branco. O IG dos alimentos poderá ser baixo (55 ou menos), intermediário (56 até 69) ou…
Ingerir diariamente frutas, verduras e legumes protege seu coração!
As frutas, verduras e legumes são alimentos ricos em fibras, sais minerais e vitaminas. Por seu baixo teor de sódio e alto de teor de potássio, esses alimentos ajudam a reduzir a pressão arterial, além disso, auxiliam na perda de peso, e melhoria dos parâmetros…