Medicamentos genéricos: vantagens

0
175

O medicamento genérico é aquele que contém o mesmo fármaco (chamado de princípio ativo), na mesma dose e forma farmacêutica, sendo administrado pela mesma via e com a mesma indicação terapêutica, do medicamento de referência no país.

Logo, o genérico é intercambiável (equivalente) com o medicamento de referência. Este último é o medicamento inovador, desenvolvido a partir de pesquisa em laboratórios privados e, protegidos por algum tempo pela  lei de patentes.

A intercambialidade, ou seja, a segura substituição do medicamento de referência pelo seu genérico, é assegurada por testes de bioequivalência apresentados à Agência Nacional de Vigilância Sanitária, do Ministério da Saúde.

Em 10 de fevereiro de 1999, com a Lei 9.787, estabeleceu-se as bases legais para os medicamentos genéricos e atribuições de poderes à Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para regulamentação das condições de registro e controle de qualidade. Até então, não existiam genéricos no País, somente medicamentos de marca e similares, utilizando a denominação genérica.

Quais as vantagens em se comprar um medicamento genérico?

A  ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) esclarece a população sobre os benefícios do uso dos medicamentos genéricos:

– Oferecer à população medicamentos de melhor qualidade, mais seguros e eficazes, comprovados através da realização de testes de equivalência farmacêutica e bioequivalência;

– Disponibilizar medicamentos de menor preço, visto que os fabricantes de genéricos não precisam investir em pesquisa para o seu desenvolvimento e nem em propaganda;

– Reduzir os preços dos medicamentos de referência, com a entrada de medicamentos concorrentes (genéricos);

– Contribuir para aumento do acesso aos medicamentos;

– Fortalecer a indústria nacional;

– Mudar o comportamento dos profissionais de saúde (prescritores e dispensadores);

– Proporcionar o desenvolvimento tecnológico das indústrias e, conseqüentemente, do país

www.portaldocoracao.com.br

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here