Rir ajuda a diminuir a pressão arterial e o nível de estresse

0
104

O velho ditado , diz que " rir é o melhor remédio" . Essa pode ser realmente verdadeira. um recente estudo , mostrou que o Hasya Yoga (yoga do riso), uma associação de exercícios lúdicos e técnicas de respiração suave e alongamento, pode reduzir significativamente a pressão arterial ( sistólica e diastólica ) bem como reduzir as concentrações séricas do cortisol , um hormônio associado ao nível de estresse.

Segundo Dr. Madan Kataria, pesquisador principal do estudo e fundador da escola Hasya Yoga, o yoga do riso é o conceito de que todos podem rir sem nenhum motivo. Não é necessário piadas, humor ou qualquer comédia, e nem mesmo que seja um indivíduo feliz. É proposto o riso em grupo e o mesmo é iniciado como uma forma de exercício corporal, mas quando os participantes estabelecem o contato visual, o riso se torna real e contagiante.

Essa prática, quando associada às técnicas respiratórias do yoga que favorecem a oxigenação cerebral e corporal, propicia resultados importantes em termos de alterações fisiológicas e biológicas, tais como reduções da pressão arterial e do nível de estresse.

Os pesquisadores avaliaram um grupo de 200 indivíduos, de ambos os sexos, submetidos a condições de trabalho estressantes na indústria da tecnologia da informação na Índia. Essas pessoas participaram de uma sessão típica do yoga do riso com duração de 20 a 30 minutos. Os participantes simularam o riso por 45 segundos a um minuto, além da típica explosão de risos, que é seguida pela respiração profunda e alongamento suave. Esse processo é repetido ao longo da sessão.

Os 200 indivíduos completaram sete sessões de yoga do riso, ao longo de um período de três semanas. Ao final do "tratamento", os indivíduos participantes apresentaram uma redução acima de 6 mmHg na pressão arterial sistólica, uma alteração significativa quando comparada ao valor aferido no início do estudo e ao grupo controle.

A pressão arterial diastólica ( máxima ) também foi significativamente reduzida. As concentrações séricas de cortisol, um hormônio liberado em momentos de estresse, foram reduzidas no grupo submetido às sessões de yoga do riso. Além disso, o estresse percebido, avaliado por questionários padronizados, também apresentou melhora.

Fonte: American Society of Hypertension (2008).

www.portaldocoracao.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here