Artigos sendo lidos neste momento !

Artigos do PC

O consumo de carne vermelha aumenta o risco cardíaco?
Nutrição

O consumo de carne vermelha aumenta o risco cardíaco? 

O Prospective Urban Rural Epidemiology (PURE) é um grande estudo internacional que avaliou os hábitos alimentares de 134.297 indivíduos em 21 países de baixa, média e alta renda.

Esse estudo gerou várias publicações sobre hábitos alimentares e risco de morte e doenças cardiovasculares. Uma nova publicação do estudo PURE na revista The American Journal of Clinical Nutrition em 2021, revelou importantes informações a respeito da associação do consumo de carnes, alimentos ricos em gorduras saturadas e colesterol, e o risco de morte e doenças cardiovasculares.

Após 9,5 anos de acompanhamento dos participantes do estudo, o maior consumo de carne vermelha (250 gramas ou mais por semana versus menos de 50 gramas por semana), não foi significativamente associado a risco de morte ou doença cardiovascular. O mesmo foi observado em relação ao consumo de aves. No entanto, a ingestão de carne processada (150 gramas ou mais por semana versus nenhum consumo semanal) foi associada a maior risco de morte e doença cardiovascular.

Nesse grande estudo internacional, realizados em vários países de baixa, média e alta renda, os autores não encontraram associação significativa entre o consumo de carne vermelha e aves com mortalidade ou doença cardiovascular.

Por outro lado, com o consumo de carne processada (bacon, presunto, mortadela, salsicha, linguiça, hambúrguer, etc.) essa associação foi claramente positiva.

Autor: Dr Tufi Dippe Jr. CRM/PR 13700 – Cardiologista em Curitiba. 

Artigos relacionados