Omeprazol pode comprometer a ação do clopidogrel

0
65

O clopidogrel têm sido usado com uma alternativa ao ácido acetilsalicílico ( aspirina ) , com o objetivo de "afinar o sangue" ( diminuir a agregação das plaquetas no sangue ) ou ainda , associado a este , como  por exemplo , após um implante de  stent nas artérias coronárias. Este estudo , pretendeu avaliar a influência do omeprazol ( medicação para diminuir a secreção ácida do estômago ), sobre a eficácia da ação do clopidogrel.

Em um estudo  anterior, encontrou-se que a atividade do clopidogrel estava diminuída em pacientes que receberam tratamento com inibidores da bomba de prótons ( grupo do omeprazol ). Neste estudo , todos os pacientes  submetidos a implante de stent coronário receberam aspirina ( 75 mg/dia) e clopidogrel (75 mg/dia) e foram distribuídos aleatoriamente para tomar omeprazol (20 mg/dia) ou placebo, durante 7 dias. O omeprazol diminuiu significativamente o efeito inibitório do clopidogrel sobre o índice de reatividade plaquetária.

Os autores relataram haver 4,31  mais chance do paciente ser um "mau" respondedor ao clopidogrel quando foram tratados com omeprazol. Segundo os autores, o impacto clínico destes resultados permanece incerto, mas merece uma investigação mais aprofundada. Uma ação adequada do clopidogrel , associado a aspirina , é fundamenmtal para evitar a mais temida complicação após o implante de um stent : a trombose tardia do stent ( formação de um coágulo em torno do stent ).

Fonte: JACC ( 2008 ).

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here