Os anticoagulantes diretos, como a Apixabana (Eliquis), Dabigatrana (Pradaxa) e Rivaroxaba (Xarelto), são utilizados na prevenção da formação de coágulos no coração em pacientes portadores de uma arritmia, chamada de fibrilação atrial, bem como para prevenção e tratamento da trombose venosa e embolia pulmonar. O efeito colateral mais temido dessas medicações são os sangramentos.
Segundo o site Cardiopapers, o Dr Renato Lopes (Duke University, Estados Unidos), uma autoridade mundial sobre esse tipo de medicamento, esclarece uma dúvida comum: usuários dos anticoagulantes diretos podem receber uma injeção intramuscular?
-Sim, podemos administrar medicações intramusculares nestes pacientes sem suspender o uso do anticoagulante.
-Caso haja sangramento local, este costuma ser discreto e responder a medidas simples, como a compressão local.
-A suspensão da medicação aumenta risco de complicações isquêmicas (exemplo: formação de um coágulo no coração, que posteriormente causa um derrame cerebral).
– Nos pacientes de maior risco para sangramentos (exemplo: idoso, baixo peso, etc.), pode administrar-se a injeção o mais longe possível da tomada do anticoagulante.
Fonte: cardiopapers.com.br
“O Portal do Coração adverte: nunca inicie, substitua ou suspenda um medicamento sem orientação médica”.
Autor: Dr. Tufi Dippe Jr – Cardiologista de Curitiba – CRM/PR 13700.
Artigos relacionados
Veja também
Medicamentos para emagrecer são seguros para o coração?
Atualmente temos alguns medicamentos aprovados pela ANVISA para tratar a obesidade no Brasil, como o Orlistat, Sibutramina, Liraglutida e Semaglutida. Orlistat (Lipiblock, Xenical) 1- Atua inibindo a absorção de parte da gordura dos alimentos. 2- Não apresenta efeitos sobre o sistema cardiovascular, logo, pode ser…
Alteração difusa da repolarização ventricular (ADRV)
O termo alteração difusa de repolarização ventricular é utilizado em laudos de eletrocardiograma (ECG) para descrever alterações do segmento ST do ECG, como ausência, achatamento ou inversões assimétricas das ondas T. Alguns médicos podem empregar a abreviatura ADRV. A onda T é um dos elementos…
Benefícios do controle da pressão arterial
O controle adequado da pressão arterial (PA) é uma medida vital para preservar a saúde cardiovascular e evitar complicações sérias. Primeiramente, manter a PA dentro dos limites normais reduz significativamente o risco de doenças cardiovasculares, incluindo acidentes vasculares cerebrais (AVCs) e ataques cardíacos. Quando a…
Você sabe o que é a miocardiopatia não compactada?
A miocardiopatia não compactada (MNC), também conhecida como miocárdio não compactado, é uma condição rara do músculo cardíaco que afeta a estrutura do ventrículo esquerdo (VE). O VE é a principal das quatro câmaras do coração. Ela bombeia o sangue oxigenado em direção ao cérebro…