Perfil de saúde cardiovascular em idosos

0
261

Infelizmente em nosso país existem poucas informações sobre os fatores de risco para as doenças cardiovasculares nos idosos, grupo populacionaçl que mais cresce em nosso meio.

Um estudo publicado este ano analisou o perfil de risco de  todos os participantes com mais de 60 anos do “Inquérito domiciliar sobre comportamentos de risco e morbidade referida de doenças e agravos não-transmissíveis”, realizado pelo Ministério da Saúde em 2002/2003, em quinze capitais e no Distrito Federal.

Investigou-se em idosos a presença de fatores de risco (tabagismo, consumo de álcool, inatividade física, dieta inadequada e obesidade) e doenças referidas (hipertensão arterial, dislipidemias e diabete melito), além da associação entre doença arterial coronariana e aglomeração desses fatores de riscos.

Os idosos representaram 13,4% da populaçaõ total do inquérito, sendo que eram 59,4% mulheres e 40,6% homens. A idade média foi de 69,5 anos.

A prevalência de dieta inadequada, inatividade física, obesidade, tabagismo e consumo de risco de álcool foram 94,4%, 40%, 17%, 12,7%e 3,2%, respectivamente.

Cerca de 50% referiram hipertensão arterial; 33% dislipidemias e 18%, diabete melito. Tabagismo e dislipidemia reduziram significativamente com a idade. Hipertensão arterial, inatividade física, obesidade e dislipidemia foram mais prevalentes em mulheres.

Aglomeração de dois ou mais fatores de risco foi observada em 71,3% dos idosos e reduziu com o avançar da idade. Idosos com doença arterial coronariana apresentaram uma prevalência quatro vezes maior de aglomeração de quatro ou mais fatores de risco.

Os autores concluíram que a associação entre doença arterial coronariana é maior quando há uma aglomeração de fatores de risco expressa, provavelmente, refletindo um maior risco acumulado ao longo da vida, mas indica também a necessidade de melhorar o perfil de risco desses idosos.

Autores: Janaina Caldeira Pereira, Sandhi Maria Barreto, Valéria Maria A. Passos (Universidade Federal de Minas Gerais , Belo Horizonte, MG – Brasil).

Fonte: Arq Bras Cardiol.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here