Perfil de saúde cardiovascular em idosos

0
5

Infelizmente em nosso país , existem poucas informações sobre os fatores de risco para as doenças cardiovasculares nos idosos , grupo populacionaçl que mais cresce em nosso. Em um estudo , publicado este ano , analisou o perfil de risco de  todos os participantes com mais de 60 anos do “Inquérito domiciliar sobre comportamentos de risco e morbidade referida de doenças e agravos não-transmissíveis”, realizado pelo Ministério da Saúde em 2002/2003, em quinze capitais e no Distrito Federal.

Investigou-se em idosos , a presença de fatores de risco ( tabagismo, consumo de álcool, inatividade física, dieta inadequada e obesidade) e doenças referidas ( hipertensão, dislipidemias e diabete melito), além da associação entre doença arterial coronariana e aglomeração desses fatores de riscos.

Os idosos representaram 13,4% da populaçaõ totaldo inquérito , sendo que eram 59,4% mulheres e 40,6% homens. A idade média foi de 69,5 anos. Prevalências de dieta inadequada, inatividade física, obesidade, tabagismo e consumo de risco de álcool foram 94,4%, 40%, 17%, 12,7%e 3,2%, respectivamente.

Cerca de 50% referiram hipertensão arterial ; 33% dislipidemias e 18%, diabete melito . Tabagismo e dislipidemia , reduziram significativamente com a idade. Hipertensão arterial , inatividade física, obesidade e dislipidemia foram mais prevalentes em mulheres.

Aglomeração de dois ou mais fatores de risco foi observada em 71,3% dos idosos e reduziu com o avançar da idade. Idosos com doença arterial coronariana apresentaram uma prevalência quatro vezes maior de aglomeração de quatro ou mais fatores de risco .

Os autores concluíram que a associação entre doença arterial coronariana é maior quando há uma aglomeração de fatores de risco expressa, provavelmente , refletindo um maior risco acumulado ao longo da vida, mas indica também a necessidade de melhorar o perfil de risco desses idosos.

Autores : Janaina Caldeira Pereira, Sandhi Maria Barreto, Valéria Maria A. Passos ( Universidade Federal de Minas Gerais , Belo Horizonte, MG – Brasil).

Fonte: Arq Bras Cardiol ( 2008 ).

www.portaldocoracao.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here