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Pular café da manhã aumenta risco de infarto em homens, diz estudo
Cardiologia Preventiva, Infarto do Miocárdio, Nutrição

Pular café da manhã aumenta risco de infarto em homens, diz estudo 

Pular o café da manhã ou diminuir a refeição a apenas um alimento, representando somente 5% do consumo de energia diária, aumenta o risco de acúmulo de gorduras nas artérias, elevando as chances de problemas cardiovasculares, como infarto.
A conclusão é de um estudo espanhol, divulgado na revista científica JACC, que veio se somar às diferentes vozes de especialistas que declaram e reforçam a importância de uma primeira refeição reforçada.
Tomar café da manhã não significa apenas ingerir uma xícara de café ou comer uma bolachinha antes de sair de casa. Se a refeição representar 100 calorias, das 2 mil recomendadas no dia, ela está abaixo do necessário ao organismo.
Segundo o estudo, 27% das pessoas se alimentam bem, com um refeição que representa 20% do total de energia consumida no dia, mas a maioria das pessoas (cerca de 70%) prefere, no café da manhã, uma refeição rasa, sem tanta energia, que contribui entre 5% a 20% do total de energia consumida no dia. Cerca de 3% das pessoas entrevistadas consomem menos de 5% das energias diárias no café da manhã.
Pessoas que se encontram no segundo ou terceiro grupo – dos que comem pouco ou apenas pulam a refeição – tiveram mais risco de desenvolver aterosclerose, ou o acúmulo de gordura nas artérias. O resultado, de acordo com o estudo, é independentemente de fatores de risco para doenças cardiovasculares associados.
Café da manhã completo: o que precisa ter?
Uma hora depois de acordar é o momento certo para fazer a primeira refeição do dia, seja qual for o horário que você levantou. Acordar muito cedo não é desculpa para fugir do café da manhã – e a orientação vale para tanto para adultos quanto para crianças ou idosos.
Isso porque o organismo passou por, pelo menos, oito horas em jejum, enquanto você dormia.
No caso das crianças, é preciso lembra que a saciedade delas pode vir antes dos pais, e não adianta forçar. Se a criança tiver até 10 anos de idade, encher um copo todo de iogurte e exigir que ela coma cinco bolachas pela manhã pode ser exagero.
Em um café da manhã completo, e saudável, é importante que sempre estejam presentes: leites e derivados (iogurtes, queijos), pelo menos uma fonte de carboidrato (pão, tapioca) e frutas.
Se preferir, o iogurte natural, feito em casa, com frutas orgânicas e sem adição de açúcar é uma sugestão mais saudável e uma opção para substituir o iogurte industrializado tradicional.
Descubra se o seu colesterol está adequado!
Um dos principais “índices” que avaliam riscos cardiovasculares e de aterosclerose é pelo exame do colesterol. Dividido entre colesterol chamado de ‘ruim’ e o ‘bom’, o exame identifica a média dos dois, formando colesterol ‘total’. Quando muito baixo, falta o colesterol ‘bom’. Quando muito alto, é preciso identificar os valores do colesterol ‘ruim’.
Entre pessoas sem riscos cardiovasculares, o colesterol total deve ficar abaixo dos 200 mg/dl, mas não muito abaixo disso. Cerca 70% do colesterol do organismo é produzido pelo fígado e 30% vem da alimentação. Se o fígado produzir além do necessário, é preciso compensar na dieta – aumentando o consumo de alimentos antioxidantes e benéficos para o colesterol, e reduzindo aqueles que favorecem o colesterol “ruim”, o LDL.
Uma das regras indicadas pelos médicos é o do 5 + 5 + 5. Cinco porções de frutas, cinco de legumes e de cinco tipos de carnes devem mesclar na alimentação.
Fonte: gazetadopovo.com.br

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