Qual a melhor dieta para perder peso: pobre em gordura , pobre em hidratos de carbono ou a dieta mediterrânea?

0
86

Um recente estudo , avaliou em 322 indivíduos , de ambos os sexos , os efeitos das dietas pobre em gordura , pobre em hidratos de carbono e a dieta mediterrânea , ao longo de 24 meses de acompanhamento. A dieta Mediterrânea , baseia-se num conjunto de tradições alimentares dos países do mediterrâneo, como a Grécia, Itália, Espanha e Portugal. Esta dieta inclui, essencialmente:  azeitonas e azeite ; grãos inteiros, especialmente em pães e cereais em vez de massas ; muito pouca carne vermelha ; peixe e mariscos ; queijos, mas pouco leite ; bastantes vegetais ; legumes e frutos secos e vinho tinto. As pessoas que vivem nesta área do mediterrâneo , tendem a comer alimentos ricos em gordura, mas também têm uma incidência menor em doenças cardiovasculares , em comparação a outras partes do mundo.

Os autores do estudo , observaram maiores perdas de peso com as dietas pobres em hidratos de carbono e a dieta mediterrânea , em relação ao dieta pobre em gorduras. Esse efeito no peso corporal , foi mais significativo em mulheres , que perderam cerca de apenas 1 kg com a dieta pobre emgorduras , quando comparados a redução de 6 kg proporcionada pela dieta mediterrânea .

Em relação as gorduras do sangue , maiores reduções do colesterol LDL ( colesterol ruim ) e dos triglicerídeos , foram observadas com a dieta pobre em hidratos de carbono e a com a mediterrânea , em relação ao dieta pobre em gordura. Os autores concluem , que a dieta pobre em hidratos de carbono e a dieta mediterrânea , são boas opções em relação a tradicional dieta pobre em gorduras , embora esta última tenha tido uma melhor aderência ao longo parzo ( 90% quando comparados aos 78% de aderência da dieta pobre em hidratos de carbono ).

Fonte:New Eng J Med ( 2008 ).

www.portaldocoracao.com.br 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here