Remodelamento concêntrico do ventrículo esquerdo

0
711

O termo remodelamento concêntrico do ventrículo esquerdo pode ser encontrado em laudos de ecocardiograma (exame que avalia a estrutura e funcionamento do coração através de ondas de ultrassom).

O remodelamento concêntrico é um padrão ecocardiográfico da hipertrofia ventricular esquerda. Existem 3 padrões de hipertrofia ventricular esquerda observados no ecocardiograma: hipertrofia ventricular concêntrica, hipertrofia ventricular excêntrica e remodelamento concêntrico.

A hipertrofia ventricular esquerda é caracterizada pelo aumento da espessura das paredes do ventrículo esquerdo, a principal câmara do coração. Ocorre um aumento da massa do ventrículo esquerdo de acordo com a superfície corporal.

O  ventrículo esquerdo propulsiona o sangue em direção ao cérebro e ao restante do corpo (exceto para os pulmões, os quais são irrigados pelo ventrículo direito).

A hipertrofia ventricular esquerda é uma alteração cardíaca muito comum, sendo causada por várias doenças. A hipertrofia ventricular esquerda também poderá ocorrer em indivíduos que praticam regularmente alguma modalidade de exercício físico (“hipertrofia cardíaca do atleta”).

A hipertrofia ventricular esquerda é considerada um mecanismo adaptativo do músculo cardíaco frente a uma sobrecarga de pressão (hipertensão arterial, por exemplo) ou volume (insuficiência da válvula aórtica, por exemplo).

Autor: Dr. Tufi Dippe Jr – Cardiologista de Curitiba – CRM/PR 13700.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here