Vestibular: A alimentação pode auxiliar para uma boa prova?

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Alimentação pré-vestibular

O sonho de passar no vestibular é o que estimula muitos jovens a uma rotina de intenso estudo e dedicação aos livros.Para a saúde dar conta do recado é importantíssimo cuidar da alimentação.  Refeições leves e nutritivas ajudam a equilibrar todo este processo que envolve muita ansiedade e nervosismo.

Aqui vão algumas dicas:

A melhor conduta pré-vestibular é:

– Primeiramente tentar distrair a mente com atividades ou atitudes saudáveis. Estudar compulsivamente no dia que antecede as provas não irá resolver o problema e sim aumenta-lo;

– Controlar as quantidades. Comer de mais ou de menos, somando isso ao nervosismo, reflete na maioria das vezes em mal estar e desconforto;- Evitar alimentos exóticos ou que não façam parte da rotina habitual de consumo;

– Não consumir frituras, alimentos gordurosos;

– Evitar excesso de açúcar, sal e condimentos fortes, pois com o nervosismo o estômago e o intestino ficam vulneráveis;- Valorizar o consumo de verduras e legumes (preferencialmente cozidos em água e pouco sal) e de frutas diversificadas;- A hidratação é essencial. Não tomar líquido somente quando sente sede. Cuidado especial ainda maior para dias quentes. Suco de frutas naturais, água de coco e água sem gás são ótimas fontes de hidratação;

– Chás de ervas são digestivos, calmantes e também ajudam na hidratação. Ótimas opções são chás de camomila, erva cidreira e erva doce.- Não consumir bebidas alcoólicas, pois interferem na retenção de toxinas no corpo e alteram a concentração e raciocínio.

– O nervosismo e a ansiedade podem desencadear alterações gastrointestinas. No caso de diarréia a alimentação deve ser leve e de fácil digestão. Alimentos preferencialmente cozidos, sem gorduras, molhos e condimentos fortes.  Sugestões arroz, batata, peito de frango sem pele, canja, pão simples, torradas entre outros, além de muito líquido, principalmente nos intervalos das refeições principais. Quanto às frutas e suco de frutas, evitar as laxativas: laranja, mamão, ameixa. Preferir banana prata e maçã sem casca.

Para o momento da prova:

-Preferir o consumo de pequenas quantidades de alimentos com alto índice glicemico (capacidade que o alimento tem de aumentar o nível de glicose no sangue;

– que facilita a concentração e raciocino) ex: fruta bem madura como banana, passas, mel, biscoito cream cracker, cereal matinal na versão tradicional, frutas cristalizadas, barrinha de cereais ou de frutas com chocolate, bebidas esportivas que contenham carboidratos de rápida absorção com maltodextrina, água de coco entre outros;

– Nesta hora a mastigação correta facilita o processo de absorção – Períodos prolongados sem uma correta alimentação acarretam em fraqueza, mal estar e hipoglicemia o que interfere seriamente no desempenho do raciocino e desempenho nas provas.

Ana Flávia Pinheiro – Nutricionista CRN1004.

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