Artigos sendo lidos neste momento !

Artigos do PC

Vinho ou suco de uva?
Aterosclerose, Cardiologia Preventiva, Nutrição

Vinho ou suco de uva? 

O professor Protásio Lemos da Luz do Instituto do Coração (INCOR) de São Paulo, vem  dedicando-se de forma brilhante a pesquisa sobre temas relacionados à aterosclerose (formação de placas de gordura na parede das artérias). A aterosclerose é a responsável pela maioria dos casos de infarto do miocárdio (ataque cardíaco) e acidentes vascular cerebral (derrame cerebral).

Uma pesquisa conduzida pelo professor Protásio há alguns anos, revelou que após um dieta rica em colesterol, coelhos apresentavam uma redução do processo de aterosclerose quando o vinho era incorporado a ingestão destes animais. Em seguida, o professor Protásio realizou uma nova pesquisa, desta vez em seres humanos, portadores de colesterol elevado no sangue. Esses voluntários ingeriam vinho (250 ml ao dia) ou suco de uva comercial (500 ml ao dia) por 15 dias.

Observou-se que a reatividade dos vasos sanguíneos melhorava nestes voluntários, tanto com o vinho como com o suco de uva. Os achados sugerem que os flavanoides da casca da uva, encontrados tanto no vinho como no suco da uva, seriam os responsáveis por tais benefícios.

Acredita-se que os benefícios do vinho tinto para a saúde cardiovascular possam ser explicados por alguns mecanismos, como a elevação do “colesterol bom” (HDL colesterol), diminuição da agregação das plaquetas no sangue, inibição da produção da endotelina (substância que diminui o calibre dos vasos), melhora da função endotelial e reatividade dos vasos, causando dilatação destes.

Embora diversos estudos apontem para uma relação inversa entre o consumo moderado e regular de bebidas alcoólicas (não só o vinho, mas também outras bebidas) e o risco de um infarto do miocárdio, este hábito não deve ser estimulado com uma medida de prevenção cardiovascular. Lembramos ainda que os estudos realizados pelo professor Protásio, feitos com o suco de uva, outra bebida rica em flavanoides oriundos da casca da uva vermelha, também demostraram efeitos benéficos em relação à saúde dos vasos sanguíneos.

Autor: Dr. Tufi Dippe Jr – Cardiologista de Curitiba – CRM/PR 13700.

Artigos relacionados