A American Heart Association (AHA) publicou suas recomendações alimentares, e de estilo de vida, para a saúde geral do coração.
Essas recomendações são para adultos e crianças saudáveis com mais de 2 anos de idade, bem como, para pessoas que já têm problemas de saúde, como doença arterial coronariana (obstruções das artérias do coração por placas de gordura), diabetes (elevação dos níveis de glicose no sangue), síndrome metabólica (associação de obesidade central com hipertensão arterial, diabetes e anormalidades das frações do colesterol) e insuficiência cardíaca (falência cardíaca).
A AHA recomenda que você:
- Coma uma variedade de porções de frutas e vegetais todos os dias. Frutas e legumes verde-escuro, laranja escuro ou amarelo, são especialmente nutritivos. Exemplos incluem espinafre, cenoura, pêssego e outras frutas.
- Coma uma variedade de produtos ricos em grãos todos os dias. Inclua alimentos integrais que contenham muitas fibras e nutrientes. Exemplos de grãos integrais incluem a aveia, pão integral e arroz integral.
- Coma peixe pelo menos duas vezes por semana. Peixes oleosos, que contêm ácidos graxos ômega-3, são os melhores para o seu coração. Estes peixes incluem atum, salmão, truta e sardinha.
- Mantenha um peso saudável equilibrando a quantidade de calorias que você come com as atividades físicas que você realiza diariamente. Se você quer perder peso, aumente seu nível de atividade física para queimar mais calorias do que você ingere.
- Coma alimentos com baixo teor de gorduras saturadas e gorduras trans. Tente escolher os seguintes alimentos:
- Carnes magras ou substitutos para a carne encontrados no reino vegetal, como feijão ou tofu.
- Peixe, legumes, feijão e nozes.
- Produtos lácteos desnatados e com baixo teor de gordura.
- Gorduras monoinsaturadas, como azeite de canola ou oliva. Evite as frituras.
- Leia os rótulos dos alimentos, e evite alimentos que contenham gordura trans. A gordura trans aumenta os níveis de colesterol LDL (“colesterol ruim”) e também reduz a lipoproteína de alta densidade (HDL ou “colesterol bom”) colesterol no sangue. A gordura trans é encontrada em muitos alimentos processados feitos com óleos vegetais parcialmente hidrogenados. Esses alimentos incluem biscoitos, bolos, sorvetes, batatas fritas e muitos salgadinhos.
- Limite a ingestão de sódio. A maioria das pessoas consome muito mais sódio do que precisa. Tente limitar a quantidade de sódio (sal) que você come. Para uma boa saúde, menos é melhor. Isso é especialmente importante para pessoas que já têm pressão alta. Tente limitar a quantidade de sódio que você ingere a menos de 2,4 gramas por dia. Se você limitar o sódio a 1,5 grama por dia, poderá diminuir ainda mais a sua pressão arterial. Se você não conseguir atingir esses objetivos agora, tente comer 1 grama a menos de sódio por dia, em relação ao que você está comendo agora.
- Limite a ingestão de álcool a duas doses diárias para homens e uma dose diária para mulheres (exemplo de dose: uma lata de cerveja, uma dose de destilado ou uma taça de vinho).
- Limite bebidas e alimentos com adição de açúcar. Sucos integrais de uva e laranja também devem ser ingeridos com moderação, pois são muito calóricos.
- Quando você estiver comendo fora de casa, tente seguir estas diretrizes de alimentação saudável para o coração.
Autor: Dr. Tufi Dippe Jr. CRM/PR 13700 – Cardiologista de Curitiba.
Artigos relacionados
Veja também
Medicamentos para emagrecer são seguros para o coração?
Atualmente temos alguns medicamentos aprovados pela ANVISA para tratar a obesidade no Brasil, como o Orlistat, Sibutramina, Liraglutida e Semaglutida. Orlistat (Lipiblock, Xenical) 1- Atua inibindo a absorção de parte da gordura dos alimentos. 2- Não apresenta efeitos sobre o sistema cardiovascular, logo, pode ser…
Alteração difusa da repolarização ventricular (ADRV)
O termo alteração difusa de repolarização ventricular é utilizado em laudos de eletrocardiograma (ECG) para descrever alterações do segmento ST do ECG, como ausência, achatamento ou inversões assimétricas das ondas T. Alguns médicos podem empregar a abreviatura ADRV. A onda T é um dos elementos…
Benefícios do controle da pressão arterial
O controle adequado da pressão arterial (PA) é uma medida vital para preservar a saúde cardiovascular e evitar complicações sérias. Primeiramente, manter a PA dentro dos limites normais reduz significativamente o risco de doenças cardiovasculares, incluindo acidentes vasculares cerebrais (AVCs) e ataques cardíacos. Quando a…
Você sabe o que é a miocardiopatia não compactada?
A miocardiopatia não compactada (MNC), também conhecida como miocárdio não compactado, é uma condição rara do músculo cardíaco que afeta a estrutura do ventrículo esquerdo (VE). O VE é a principal das quatro câmaras do coração. Ela bombeia o sangue oxigenado em direção ao cérebro…