Artigos sendo lidos neste momento !

Artigos do PC

Quanto mais jovem é um paciente internado na UTI pelo Covid 19, mais chance ele tem de ser obeso, diz estudo
Obesidade

Quanto mais jovem é um paciente internado na UTI pelo Covid 19, mais chance ele tem de ser obeso, diz estudo 

Um estudo publicado na conceituada revista médica The Lancet revelou que quanto mais jovem for um paciente grave que estiver na unidade de tratamento intensivo (UTI) com Covid-19 (sigla do inglês, Coronavirus Disease 2019), mais obeso esse paciente tende a ser.

“Se você está muito acima do peso, não pense que o fato de ter 35 anos dá muito mais segurança em relação à Covid-19 grave do que sua mãe, seus avós ou outras pessoas na faixa etária dos 60 ou 70 anos”, disse o Dr. David Kass, autor principal do estudo, que avaliou 265 pacientes (média de idade de 55 anos) afetados pela doença. Estudo iniciais sugeriam que a doença seria mais grave principalmente entre pacientes idosos e com doenças associadas.

“Uma coisa que tínhamos em mente é que o paciente típico com essa doença era mais velho, mas agora, se tivermos um paciente sintomático, com 40 anos e obeso, não devemos pensar que tenha alguma outra doença para que evolua clinicamente mal”, complementou o Dr. Kass.

Por que pacientes obesos desenvolvem formas mais graves de Covid 19?

A primeira explicação é que mais comumente esses pacientes apresentam elevação da pressão arterial e glicemia (taxas de açúcar no sangue), bem como, a presença de cardiopata. Outro aspecto é que a obesidade é considerada uma “condição inflamatória”, a qual se agrava durante a infecção pelo Covid 19, tendo papel fundamental nos casos graves da doença.

“Além disso, o receptor da enzima conversora de angiotensina 2 (ECA 2), ao qual o vírus SARS-CoV-2 (sigla do inglês, Severe Acute Respiratory Syndrome Coronavirus 2) que causa a Covid-19 se liga, é expresso em maior quantidade no tecido adiposo do que no pulmão”, finalizou o Dr. Kass.

Fonte: Medscape.

Autor: Dr. Tufi Dippe Jr. Cardiologista de Curitiba – CRM/PR 13700.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios estão marcos com *