Os tomates são frutos do tomateiro e podem ser divididos em diversos grupos, de acordo com seu formato e sua utilização culinária:
– Santa Cruz, utilizado em saladas e molhos, de formato oblongo;
– Caqui, utilizado em saladas e lanches, de formato redondo;
– Saladete, utilizado em saladas, de formato redondo;
– Italiano, utilizado principalmente para molhos, podendo ainda fazer parte de saladas. Seu formato é oblongo, tipicamente alongado;
– Cereja, utilizado como aperitivo, ou ainda em saladas. É um “mini-tomate”, com tamanho pequeno, redondo ou oblongo.
Estes frutos se destacam pela sua composição nutricional, pois contêm poucas calorias e são ótimas fontes de vitamina A, B e C, folato e potássio. São ricos em licopeno (média de 3,31mg em 100g), pigmento responsável pela coloração vermelha dos frutos e um potente agente antioxidante com influência positiva no tratamento e prevenção do câncer, fortalecimento do sistema imunológico e também na prevenção de doenças cardiovasculares. O licopeno não é produzido pelo organismo. Para obtê-lo, somente é possível pela ingestão de fontes externas.
Os alimentos com maiores quantidades da substância são os concentrados à base de tomates e os tomates in natura, além das demais frutas vermelhas. A estimativa de recomendação para o consumo de licopeno, com base nos estudos epidemiológicos atualmente disponíveis, é de 6 mg ao dia. Quanto mais maduro, maior a concentração nutritiva do tomate. Além do tomate, seus derivados (suco, sopa, molho, catchup, etc.) também são importantes fontes de licopeno presentes na alimentação. Os tomates maduros devem ser armazenados em temperatura ambiente, pois em temperaturas abaixo de 10ºC a pele se desmancha. Os tomates verdes, deixados no pé até o final da estação, podem ser colhidos e cozidos ou congelados e até mesmo transformados em picles.
Tomates Recheados
Ingredientes: 4 tomates grandes, sal e pimenta a gosto, 80g de flocos de aveia, 1 colher (sopa) de azeite de oliva, 1 cebola média picada, 1 lata de 150g de milho em conserva , ½ colher (chá) de sálvia e 2 colheres (sopa) de salsinha picada.
Preparo: corte a tampa dos tomates, retire a polpa, pique, tempere com sal e reserve. Em um recipiente, coloque a aveia de molho em água por 20 minutos. Ferva a aveia, escorra e reserve. Em uma panela, refogue a cebola. Junte o milho, a polpa dos tomates, a aveia, a sálvia e a salsinha. Recheie os tomates com o refogado e leve a geladeira para que o recheio adquira consistência. Sirva com folhas verdes. É uma excelente opção para aproveitar de forma saborosa os nutrientes do tomate em sua refeição.
Valor calórico: 169 cal/porção.
Rendimento: 4 porções.
Autora: Ana Flávia Pinheiro – Nutricionista – CRN 1004.
Artigos relacionados
Veja também
Medicamentos para emagrecer são seguros para o coração?
Atualmente temos alguns medicamentos aprovados pela ANVISA para tratar a obesidade no Brasil, como o Orlistat, Sibutramina, Liraglutida e Semaglutida. Orlistat (Lipiblock, Xenical) 1- Atua inibindo a absorção de parte da gordura dos alimentos. 2- Não apresenta efeitos sobre o sistema cardiovascular, logo, pode ser…
Alteração difusa da repolarização ventricular (ADRV)
O termo alteração difusa de repolarização ventricular é utilizado em laudos de eletrocardiograma (ECG) para descrever alterações do segmento ST do ECG, como ausência, achatamento ou inversões assimétricas das ondas T. Alguns médicos podem empregar a abreviatura ADRV. A onda T é um dos elementos…
Benefícios do controle da pressão arterial
O controle adequado da pressão arterial (PA) é uma medida vital para preservar a saúde cardiovascular e evitar complicações sérias. Primeiramente, manter a PA dentro dos limites normais reduz significativamente o risco de doenças cardiovasculares, incluindo acidentes vasculares cerebrais (AVCs) e ataques cardíacos. Quando a…
Você sabe o que é a miocardiopatia não compactada?
A miocardiopatia não compactada (MNC), também conhecida como miocárdio não compactado, é uma condição rara do músculo cardíaco que afeta a estrutura do ventrículo esquerdo (VE). O VE é a principal das quatro câmaras do coração. Ela bombeia o sangue oxigenado em direção ao cérebro…