Curitiba inaugura o primeiro mercado municipal brasileiro de produtos orgânicos

0
77

Segudo a ABRAN (Associação Brasileira de Nutrição), já está em pleno funcionamento o primeiro mercado público de orgânicos do Brasil. O espaço construído em parceria  com a Prefeitura de Curitiba (PR) conta com mais de mil produtos diferenciados com selo e certificação de livre de agrotóxicos e aditivos químicos.

Foram investidos R$ 3,1 milhões em quase quatro mil metros quadrados. Um anfiteatro na parte superior do estabelecimento se destina a reuniões  com lojistas, agricultores e empresários com objetivo de estimular rodadas de negócios orgânicos. Os comerciantes que atuam no mercado foram selecionados por meio de pregão eletrônico.

O secretário municipal do abastecimento, Norberto Ortigara destaca que o mercado vai contar com as tradicionais bancas de frutas, verduras e legumes,  além de açougue com carnes exclusivamente orgânicas, lanchonete, artesanato feito a partir de materiais orgânicos, confecções, cosméticos e até alimentos industrializados, mas que tenham uma  produção orgânica. A consciência ecológica está presente também na estrutura física do mercado.

Com sistema de captação da água da chuva e uma calha especial instalada no telhado, o recurso pode ser utilizado em ambientes e serviços que não necessitam de água potável. A luminosidade também foi estudada para reduzir o consumo de energia elétrica. A região metropolitana de Curitiba desponta na produção de orgânicos do estado e o estímulo pode ampliar ainda mais  esse mercado. Cerca de 40% das hortaliças produzidas no Paraná são cultivadas em 553 hectares de áreas de lavoura orgânica em 19 municípios da região metropolitana. A produção anual chega a quase quatro mil toneladas.

Fonte:ABRAN.

 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here