Bebidas – principalmente refrigerantes, energéticos, bebidas esportivas e águas saborizadas – representam quase metade (47%) dos açúcares adicionados consumidos.
Os adoçantes artificiais são uma alternativa atraente para o açúcar. “No caso dos refrigerantes, eu preferiria que você simplesmente não tomasse, mas se você for tomar refrigerante, pelo menos deixe as calorias de fora”, disse o Dr. Kenneth W. Lin, professor da Georgetown University School of Medicine. “Para alimentos artificiais, como os refrigerantes, eu não tenho nenhum problema de aconselhar os pacientes a tomar a versão light ou zero”, acrescenta o Dr. Lin.
A popularidade de alimentos e bebidas adoçadas artificialmente (consumidos por 25% das crianças e mais de 40% dos adultos) tem levantado questões sobre os efeitos adversos para a saúde, mas os estudos que pesquisam o aumento do risco de câncer, diabetes ou cárie dentária, por exemplo, têm sido, todos, inconclusivos.
Outro efeito potencial pode ser um aumento compensatório da ingestão de açúcar de outras fontes para satisfazer o desejo por doce. “Isso é uma desvantagem em potencial, mas eu duvido que alguém iria comer o suficiente para compensar inteiramente todo o açúcar que está deixando de consumir com os adoçantes artificiais”, sugere o Dr. Lin.
“Assim, mesmo com alguma compensação (desejo de comer doces), os adoçantes artificiais são úteis, pelo menos em termos de redução de calorias”. Concluindo, o Dr. Lin disse: “os adoçantes artificiais ajudam na perda de peso e na manutenção dele”.
Fonte: Medscape.
Artigos relacionados
Veja também
Medicamentos para emagrecer são seguros para o coração?
Atualmente temos alguns medicamentos aprovados pela ANVISA para tratar a obesidade no Brasil, como o Orlistat, Sibutramina, Liraglutida e Semaglutida. Orlistat (Lipiblock, Xenical) 1- Atua inibindo a absorção de parte da gordura dos alimentos. 2- Não apresenta efeitos sobre o sistema cardiovascular, logo, pode ser…
Alteração difusa da repolarização ventricular (ADRV)
O termo alteração difusa de repolarização ventricular é utilizado em laudos de eletrocardiograma (ECG) para descrever alterações do segmento ST do ECG, como ausência, achatamento ou inversões assimétricas das ondas T. Alguns médicos podem empregar a abreviatura ADRV. A onda T é um dos elementos…
Benefícios do controle da pressão arterial
O controle adequado da pressão arterial (PA) é uma medida vital para preservar a saúde cardiovascular e evitar complicações sérias. Primeiramente, manter a PA dentro dos limites normais reduz significativamente o risco de doenças cardiovasculares, incluindo acidentes vasculares cerebrais (AVCs) e ataques cardíacos. Quando a…
Você sabe o que é a miocardiopatia não compactada?
A miocardiopatia não compactada (MNC), também conhecida como miocárdio não compactado, é uma condição rara do músculo cardíaco que afeta a estrutura do ventrículo esquerdo (VE). O VE é a principal das quatro câmaras do coração. Ela bombeia o sangue oxigenado em direção ao cérebro…