Calçados de salto alto afetam a postura das mulheres?

0
77

Em nossa sociedade, temos observado uma oferta cada vez maior de modelos, cores, estilos, altura  e diversos tipos de calçados de salto alto.

Um estudo teve como objetivo avaliar se o uso de calçados  de salto alto influenciaria na postura de suas usuárias, com base em um conjunto de variáveis medidas por meio de um método chamado de  fotogrametria computadorizada.

Vinte mulheres  que utilizam salto alto com freqüência (grupo 1) e 20 mulheres que utilizam salto alto esporadicamente (grupo 2)  foram fotografados no plano frontal anterior e sagital em três momentos: a) sem  utilização de calçado,b) utilizando calçado com salto tipo agulha e c) utilizando calça com salto tipo plataforma, sendo estas fotografias analisadas por  um experimentador através da fotogrametria.

A análise estatística comparou a freqüência do uso de salto com o tipo de calçado. Apenas o ângulo protrusão da cabeça  apresentou diferença quando comparados grupo 1 e 2. O efeito do tipo de calçado ocorreu na variável alinhamento do joelho direito,  sendo que houve diferença apenas entre o sapato agulha e os pés descalços.Os demais ângulos avaliados não apresentaram diferenças entre  a freqüência no uso de salto e os outros tipos de sapato.

Os autores do estudo concluíram que a freqüência do uso de salto e o tipo de salto praticamente não modificam a postura estática das mulheres, avaliada pela fotogrametria.

Fonte:Rev Bras Fisioter(2008).

www.portaldocoracao.com.br  

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here