Como ocorre a ereção nos homens?

0
171

Uma ereção peniana acontece quando as duas estruturas tubulares que correm o comprimento do pênis ,  os corpos cavernosos    ,   se     tornam cheios de sangue. Isso pode ser resultado de qualquer um de vários estímulos fisiológicos. O    corpo   esponjoso é uma estrutura tubular simples localizada logo abaixo dos corpos cavernosos, que contém a uretra, através da qual a urina  e   o    sêmen    passam   durante   o ato  de urinar e na ejaculação, respectivamente. O corpo esponjoso pode também ser preenchido   de    sangue   ,     mas     comparativamente menos que  os  corpos cavernosos. A ereção peniana geralmente ocorre a partir da estimulação sexual, mas também pode ocorrer em momentos em que a bexiga urinária está cheia ou espontaneamente durante o decorrer do dia ou noite. Uma ereção resulta do inchamento e aumento do pênis. A ereção possibilita a relação sexual de ocorrer e outras atividades sexuais como a masturbação ,  embora não seja essencial para todas as atividades sexuais

Na presença de estimulação mecânica, a ereção é iniciada pela divisão parassimpática do sistema nervoso autônomo com uma mínima participação do sistema nervoso central. Os ramos parassimpáticos se estendem do plexo sacral até as artérias que vascularizam o tecido erétil ; com a estimulação, esses ramos de nervo começam a liberar óxido nítrico , um agente vasodilatador, nas artérias-alvo. As artérias então dilatam, preenchendo o corpo esponjoso e os corpos cavernosos do pênis com sangue. A ereção é cessada quando a estimulação parassimpática é descontinuada. A estimulação da divisão simpática do sistema nervoso autônomo causa a constrição das artérias do pênis, forçando para fora o sangue do tecido erétil.

O córtex cerebral pode iniciar uma ereção mesmo na ausência de uma estimulação mecânica direta ( em resposta a um estimulo visual, auditivo, olfatório, imaginado ou tátil , por exemplo) atuando através dos centros eréteis nas regiões sacrais e lombares da medula espinhal. O córtex cerebral pode cessar uma ereção mesmo na presença de estimulação mecânica, assim como fatores psicológicos , emocionais e outros ambientais.  O termo oposto à ereção é detumescência.

Fonte: pt.wikipedia.org 

www.portaldocoracao.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here