Depressão aumenta o risco de derrame cerbral em idosos

0
91

A depressão aumenta o risco das doença cardiovasculares, bem como , agrava a evolução destas doenças. Um recente estudo , aponta que a depressão pode aumentar , em particular , o risco de acidente vascular cerebral ( derrame cerebral ) em pacientes idosos.

Depressão e o derrame cerebral , são condições muito comuns em pessoas idosas. Poucos estudos examinaram se a depressão eleva o risco derrame cerebral em pacientes muito idosos e com demência vascular. Um estudo recente, procurou  avaliar uma possível a relação entre depressão aos 85 anos de idade e incidência de derrame cerebral.

Neste estudo , foram incluídos 492 pacientes idosos , sebdo que destes , 29,8% apresentavam um quadro demencial. A prevalência de depressão foi de 19% nesta população. Depressão e pressão arterial sistólica foram relacionadas a aumento na incidência de um primeiro episódio de derrame cerebral.

A depressão elevou o risco de um derrame cerebral, entre os idosos como um todo , com ou sem demência. Entre os sintomas de depressão, apenas o humor deprimido foi preditor , para a ocorrência de um derrame cerebral.Estes achados indicam que a depressão aumenta o risco de um derrame cerebral. Diagnósticar e  tratar a depressão em idosos , pode ter implicações na prevenção do derrame cerebral neste grupo da população.

Fonte: Stroke ( 2008 ).

www.portalcoracao.com.br

 

 

 

 

 

 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here