Dicas de como se comportar em uma churrascaria sem prejudicar seu coração

0
69

1- Nunca vá para um churrasco com fome. Isso fará com que você coma muito mais do que você necessita. Antes de sair de casa, tome um iogurte de frutas ou natural desnatado, pois além de saciar, ele irá auxiliar na digestão.

2- Comece o churrasco servindo-se de uma salada de folhas. A mastigação favorece a saciedade evitando a atitude compulsiva na hora de consumir a carne.

3- Evite carnes gordas como a picanha, a costela, a lingüiça e o lombo.

4- As carnes “leves” mais indicadas para o churrasco são a maminha, a alcatra e a fraldinha. Se quiser comer apenas carne, as quantidades ideais são: 3 fatias finas de fraldinha ou alcatra mais 3 fatias finas de maminha. Sempre tire a gordura visível se houver.

5- Cuidado com a maionese. Ela é rica em carboidratos e gorduras. Evite-a se estiver fazendo dieta para emagrecer. Se estiver apenas tentando controlar seu peso, não ultrapassar 2 colheres (sopa).

6- Um acompanhamento gostoso e não muito calórico, é a cebola assada na grelha da churrasqueira. Mas cuidado com o tempero. Nada mais que 1 colher (sobremesa) de azeite. Prefira ervas finas e o orégano.

7- Não esqueça que 1 pão francês equivale a cerca de 4 colheres (sopa) de arroz ou de farofa. Portanto, não exagere.

8- Mais uma idéia de preparo: faça espetinhos de carne intercalando com pedaços de pimentão, tomate e cebola. Assim, a carne fica temperada e sem precisar de molho.

9- Aves como o frango ou a codorna ficam deliciosas quando assadas na grelha. Coma no máximo dois pedaços.

10-Uma opção ainda mais light é o peixe. Temperado com sal e limão, fica uma delícia na grelha. Só cuidado para não deixar secar.

11- Evite bebidas alcoólicas como a caipirinha e a cerveja. Além de muito calóricas, elas desidratam e abrem o apetite.

12- Espere um pouco antes de consumir a sobremesa. Esqueça os doces e fique com as frutas. Lembre-se de que elas têm muitas fibras que auxiliam na digestão. Pode ser mamão, melão, kiwi, laranja ou abacaxi.

13- No dia seguinte ao churrasco, dê um descanso para seu organismo. Prepare uma salada com muitas folhas e legumes crus. Pode-se cortar queijo branco em cubos para colocar por cima, além de frutas fatiadas. Tempere com pouco sal, vinagre, limão, orégano e o mínimo de óleo. Um suco de melão com hortelã e um pouco de gengibre também ajuda a desintoxicar.

14- Saiba que o churrasco é uma refeição muito rica em sódio, por causa do sal grosso usado na sua preparação. Por isso, beba muita água para evitar a retenção líquida além de ajudar na eliminação das toxinas.

15- Não exagere no sal. Usar o sal light pode ser uma boa escolha para quem necessita de uma restrição de sódio maior.

Dra. Ana Flávia Pinheiro – Nutricionista CRN1004

www.portaldocoracao.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here