Muitos indivíduos portadores do HIV (vírus da imunodeficiência humana) necessitam de medicamentos específicos para o seu tratamento. Estes medicamentos são chamados de anti-retrovirais (ARV) e alguns exigem condições especiais para sua utilização, alerta o Ministério da Saúde (MS).
Pesquisadores de vários países demonstraram que o uso de suplementos de óleo de alho, na dosagem de 2 cápsulas de 5mg ao dia, comprometem a absorção principalmente dos Inibidores da Protease (Indinavir, Nelfinavir, Ritonavir, Saquinavir), diminuindo a concentração destes medicamentos no sangue, entre 51 e 54%.
Esta mesma interação se dá também com a Erva de São João ou Hipérico (Hypericum Perforatum), que chega a diminuir a concentração dos Inibidores da Protease em até 57%. Isto ocorre porque o alho, o hipérico e os medicamentos utilizam a mesma via de metabolismo no fígado e competem entre si.
Por isso, quem estiver usando algum destes medicamentos deve evitar o uso de óleo de alho e Erva de São João. O alho in natura pode ser mantido na alimentação normalmente. Vários outros estudos vem sendo realizados com outros Medicamentos Fitoterápicos, como Eqüinácea, Kava-Kava e Ginko Biloba, bem como com outros alimentos e estão ainda em andamento. Portanto o portador de HIV, antes de usar esses produtos deve esclarecer suas dúvidas com seu médico e nutricionista.
Fonte: Ministério da Saúde (2009).
Artigos relacionados
Veja também
Medicamentos para emagrecer são seguros para o coração?
Atualmente temos alguns medicamentos aprovados pela ANVISA para tratar a obesidade no Brasil, como o Orlistat, Sibutramina, Liraglutida e Semaglutida. Orlistat (Lipiblock, Xenical) 1- Atua inibindo a absorção de parte da gordura dos alimentos. 2- Não apresenta efeitos sobre o sistema cardiovascular, logo, pode ser…
Alteração difusa da repolarização ventricular (ADRV)
O termo alteração difusa de repolarização ventricular é utilizado em laudos de eletrocardiograma (ECG) para descrever alterações do segmento ST do ECG, como ausência, achatamento ou inversões assimétricas das ondas T. Alguns médicos podem empregar a abreviatura ADRV. A onda T é um dos elementos…
Benefícios do controle da pressão arterial
O controle adequado da pressão arterial (PA) é uma medida vital para preservar a saúde cardiovascular e evitar complicações sérias. Primeiramente, manter a PA dentro dos limites normais reduz significativamente o risco de doenças cardiovasculares, incluindo acidentes vasculares cerebrais (AVCs) e ataques cardíacos. Quando a…
Você sabe o que é a miocardiopatia não compactada?
A miocardiopatia não compactada (MNC), também conhecida como miocárdio não compactado, é uma condição rara do músculo cardíaco que afeta a estrutura do ventrículo esquerdo (VE). O VE é a principal das quatro câmaras do coração. Ela bombeia o sangue oxigenado em direção ao cérebro…