Exame de urina ajuda a identificar fumantes sob risco de câncer pulmonar, diz estudo

0
154

Um simples teste de urina pode indicar quais são os fumantes sob maior risco de desenvolver câncer de pulmão, diz o Dr. Jian-Min Yuan, da universidade de Minnesota (Estados Unidos).

Embora o tabagismo pesado seja um importante fator de risco para o câncer de pulmão, sabemos que apenas um entre cada 10 indivíduos tabagistas severos desenvolvem a doença. Um total de 18.244 homens da cidade de Shangai (com idades entre 45 e 64 anos), foram avaliados entre 1986 e 1989. Um outro grupo de 63.257 homens de Singapura (com idades entre 45 e 74 anos), também foram avaliados e incluídos no mesmo estudo, entre os anos de 1993 e 1999.

No início do estudo, amostras de urina e de sangue foram coletadas e estocadas. Durante o acompanhamento, 246 indivíduos pertencentes a estes dois grupos desenvolveram câncer de pulmão. Os dados e exames destes indivíduos foram comparados com um grupo de 245 indivíduos que não desenvolveram câncer de pulmão (grupo de controles). Nas amostras de urina foram pesquisadas a cotinina (um derivado na nicotina) e uma substância carcinogênica, chamada de NNAL (4-methylnitrosamino-1-3-pyridyl-1-butanol).

Os pacientes que apresentavam níveis mais elevados de cotinina na urina (traduzindo tabagismo mais pesado) e da substância carcinogênica NNAL, quando comparados com aqueles portadores de níveis menores destas substâncias, apresentavam um risco de desenvolvimento de câncer de pulmão 5 a 8 vezes maior ao longo do tempo.

Fonte:American Association for Cancer Research(2009).

www.portaldocoracao.com.br  

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here