Escala identifica os suplementos alimentares preferidos pelos diabéticos, diz estudo

0
137

A utilização de suplementos alimentares por parte dos pacientes diabéticos, em substituição a uma refeição, pode ajudar no controle dos níveis glicêmicos dessa doença (taxas de açúcar no sangue).

Essa prática vem crescendo junto aos portadores de diabete melito, principalmente nos casos de diabete melito do tipo 2, cuja relação com a obesidade central (acima da cintura) e outras anormalidades do metabolismo é incontestável.

Um estudo teve como objetivo validar a utilidade de uma escala, chamada de Madrid scale, que avalia a palatabilidade, ajudando a identificar os suplementos alimentares preferidos pelos pacientes diabéticos.

O estudo foi realizado com 106 pacientes diabéticos do tipo 2 e 18 indivíduos saudáveis (grupo de controle). Foram avaliados 6 suplementos alimentares diferentes, usados por pacientes diabéticos. A Madrid scale consistia num questionário de 8 itens, a serem respondidos em menos de 5 minutos.

Os autores do estudo concluíram que a Madrid scale é de fácil realização, além de ser abrangente e confiável, podendo ser útil em pesquisas na área da nutrição e na prática clínica diária. Os suplementos preferidos pelos diabéticos, por ordem decrescente de preferência, foram: Glucerna SR chocolate, Glucerna SR morango, Glucerna SR baunilha, Diasip baunilha, Clinutren baunilha e Resource diabet baunilha.

Fonte: Nutr Hosp (2008).

Texto revisado por Nícia Padilha.

www.portaldocoracao.com.br  

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here