O Helicobacter pylori, mais conhecido por H.pylori, é uma bactéria que vive no aparelho digestivo (estômago e duodeno), sendo responsável pela infecção bacteriana crônica mais comum em seres humanos. O H.pylori pode causar gastrite, duodenite, úlcera do estômago e duodeno, câncer e linfoma do estômago.
Um estudo realizado por pesquisadores da Coréia do Sul avaliou a associação entre infecção pelo H.pylori e aterosclerose coronariana subclínica, ou seja, aquela sem manifestações clínicas, como a angina do peito ou infarto do miocárdio.
A aterosclerose coronariana caracteriza-se pela formação de placas de gordura (ateromas) na parede das artérias do coração, sendo a principal causa da angina do peito e infarto do miocárdio.
No período de dezembro de 2007 a fevereiro de 2014, 463 indivíduos foram submetidos à pesquisa do H.pylori (sua presença era confirmada por biópsia após uma endoscopia) e a realização de angiotomografia das artérias do coração, durante um check-up. Nesse estudo a aterosclerose coronariana foi considerada significativa quando determinava obstruções de 50% ou mais do diâmetro de uma ou mais artérias do coração.
A incidência de obstrução coronariana significativa foi estatisticamente maior no grupo de indivíduos portadores do H.pylori, quando comparados aos indivíduos que não eram portadores dessa bactéria (7,6% versus 2,9%, respectivamente).
Os autores do estudo concluíram que, em uma população sem manifestações de aterosclerose coronariana, a infecção pelo H . pylori associou-se à obstrução coronariana significativa avaliada pela angiotomografia. A relação causal entre a infecção pelo H.pylori e aterosclerose precisa ser melhor investigada em estudos futuros.
Fonte: Plos One.
Autor: Dr. Tufi Dippe Jr – Cardiologista de Curitiba – CRM/PR 13700.
Artigos relacionados
Veja também
Medicamentos para emagrecer são seguros para o coração?
Atualmente temos alguns medicamentos aprovados pela ANVISA para tratar a obesidade no Brasil, como o Orlistat, Sibutramina, Liraglutida e Semaglutida. Orlistat (Lipiblock, Xenical) 1- Atua inibindo a absorção de parte da gordura dos alimentos. 2- Não apresenta efeitos sobre o sistema cardiovascular, logo, pode ser…
Alteração difusa da repolarização ventricular (ADRV)
O termo alteração difusa de repolarização ventricular é utilizado em laudos de eletrocardiograma (ECG) para descrever alterações do segmento ST do ECG, como ausência, achatamento ou inversões assimétricas das ondas T. Alguns médicos podem empregar a abreviatura ADRV. A onda T é um dos elementos…
Benefícios do controle da pressão arterial
O controle adequado da pressão arterial (PA) é uma medida vital para preservar a saúde cardiovascular e evitar complicações sérias. Primeiramente, manter a PA dentro dos limites normais reduz significativamente o risco de doenças cardiovasculares, incluindo acidentes vasculares cerebrais (AVCs) e ataques cardíacos. Quando a…
Você sabe o que é a miocardiopatia não compactada?
A miocardiopatia não compactada (MNC), também conhecida como miocárdio não compactado, é uma condição rara do músculo cardíaco que afeta a estrutura do ventrículo esquerdo (VE). O VE é a principal das quatro câmaras do coração. Ela bombeia o sangue oxigenado em direção ao cérebro…