Filhos de pais safenados são mais propensos a terem excesso de peso e colesterol elevado

0
349

Um estudo teve como objetivo principal verificar a prevalência dos fatores de risco cardiovascular (FRCV) em crianças e adolescentes, filhos de portadores de doença arterial coronariana precoce (diagnóstico com menos de 55 anos de idade).

Os autores avaliaram 280 filhos de coronariopatas  jovens, submetidos à cirurgia de revascularização miocárdica (conhecida popularmente como cirurgia de ponte de safena). Nestas crianças e adolescentes foram dosados o colesterol total, triglicerídeos, HDL-colesterol (“colesterol bom”), LDL-colesterol (“colesterol ruim”), glicemia (nível de açúcar no sangue), pressão arterial e peso corpóreo.

Foram também verificadas as frequências do hábito de fumar. Crianças de 2 a 12 anos constituíram o grupo GA e os adolescentes de 12 a 19 anos formaram o grupo GB.

No conjunto estudado, 48,2% e 44,6% apresentaram respectivamente valores de colesterol total e LDL-colesterol acima dos considerados ideais. Níveis diminuídos do HDL-colesterol foram observados em 16,8%. O sobrepeso e obesidade estiveram presentes, respectivamente, em 13,1% e 20,0% (12,9% e 31,4% em GA e 13,2% e 15,8% em GB). Tabagismo ocorreu em 10,4%; houve somente 3 casos de hipertensão arterial.

Não foram encontradas anormalidades da glicemia. A investigação reitera a necessidade de uma particular atenção preventiva nos filhos de coronariopatas jovens, considerando a elevada frequência das anormalidades do colesterol e o aumento de peso corpóreo (sobrepeso e obesidade).

Fonte: Arquivos Brasileiros Cardiologia.

Autor: Dr. Tufi Dippe Jr – Cardiologista de Curitiba – CRM/PR 13700.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here