Pesar um terço a mais que o ideal pode reduzir sua expectativa de vida em três anos

0
195

Uma grande revisão  publicada na revista The Lancet  aborda a relação entre o IMC (índice de massa corporal) e o risco de morte, demonstrando que o excesso de peso diminui a expectativa de vida. O IMC é calculado dividindo-se o peso pela altura ao quadrado.

Uma análise, realizada pela Universidade de Oxford, no Reino Unido, reuniu dados de 57 estudos feitos na Europa e na América do Norte com quase 900 mil pessoas. Os resultados do estudo mostram que, em ambos os sexos, a taxa de mortalidade foi mais baixa nas pessoas com índice de massa corporal (IMC) entre 22,5 e 25 kg/m2, considerada a faixa ideal. Os autores do estudo observaram que, a cada incremento de 5 kg/m2 a mais no IMC,  havia um aumento de 30% na taxa de mortalidade geral.

Os portadores de obesidade moderada (IMC entre 30 e 39,9 kg/m2) apresentavam uma redução na expectativa de vida entre dois e quatro anos. Já nos casos de obesidade severa (acima de 40 kg/m2) a diminuição foi entre oito e dez anos. Um dos autores do estudo afirmou que “pesar um terço a mais do ideal pode reduzir a expectativa de vida em 3 anos. Para a maioria das pessoas, isso significa 20 ou 30 quilos  acima do peso ideal”.

Fonte: SBEM.

Autor: Dr. Tufi Dippe Jr – Cardiologista de Curitiba – CRM/PR 13700.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here