Gestantes: Exercícios físicos moderados ajudam a prevenir o parto prematuro, diz estudo

0
85

Sabemos dos inúmeros benefícios da prática de exercícios físicos durante o período gestacional: menor ganho de peso, diminuição do risco de diabete gestacional, diminuição de complicações obstétricas, menor risco de parto prematuro, menor duração da fase ativa do parto e melhora da capacidade física.

Um estudo teve como objetivo principal avaliar 5.749 grávidas saudáveis, quanto ao risco de parto prematuro e a prática de exercícios físicos durante a gestação. O grau de intensidade destes exercícios físicos também eram avaliados.

As gestantes foram divididas em relação ao seu nível de atividades físicas desenvolvidas no segundo trimestre gestacional, que iam desde sedentárias até as praticantes de esportes. Os resultados mostraram que a prática de atividades físicas de grau moderado ou alto, incluindo os esportes, correlacionou-se significativamente com um menor risco de parto prematuro.

Estes resultados encorajam que grávidas realizem pelo menos 30 minutos diários de alguma atividade física de intensidade pelo menos moderada, desde que não haja uma contra-indicação para essa prática.

Fonte: Am J Obstet Gynecol(2008).

www.portaldocoracao.com.br 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here