Hipertensão arterial: Dieta DASH pode reduzir a pressão máxima em 8 a 14 mmHg

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A dieta DASH (Dietary Approaches to Stop Hypertension) surgiu nos Estados Unidos para o tratamento de pacientes portadores de hipertensão arterial. Esta dieta inclui o consumo de grãos e cereais integrais, frutas, legumes, verduras, leites e derivados desnatados, carnes magras, leguminosas ( feijão, ervilha, lentilha, grão-de-bico), nozes, castanhas, óleos vegetais ( milho, girassol, canola , soja, azeite de oliva), margarinas vegetais cremosas ou light. Os doces deverão ser usados com moderação e, de preferência, os de baixo valor calórico.

O padrão alimentar proporcionado pela dieta DASH  é efetivo no tratamento da hipertensão arterial , podendo reduzir os níveis pressóricos sistólicos (pressão arterial máxima) em 8 a 14 mmHg , sendo esse efeito , independente do conteúdo de sal (sódio) desta dieta. A dieta DASH é basicamente rica em potássio , o qual , efetivamente  auxilia na redução da pressão arterial.

Recomenda-se , em linhas gerais , que a dieta para hipertensos seja pobre em sal (sódio), mas rica em potássio , cálcio e magnésio. A dieta habitual contém de 10 a 12 gramas/dia de sal. É saudável uma pessoa ingerir até 6 gramas de sal por dia (100 mmol ou 2,4 gramas/dia de sódio), correspondente a quatro colheres de café (4 gramas) rasas de sal adicionadas aos alimentos, que contêm 2 gramas de sal. Para tanto, recomenda-se reduzir o sal adicionado aos alimentos, evitar o saleiro à mesa e reduzir ou abolir os alimentos industrializados, como enlatados, conservas, frios, embutidos, sopas, temperos, molhos prontos e salgadinhos

Dieta DASH- quantidades diárias recomendadas:

– Frutas: 4 porções .

– Grãos e cereais: 8 porções de ½ xícara de chá.

– Legumes e verduras:  4 a 5 porções de uma xícara de chá das cruas ou de ½ xícara das cozidas.

– Leites ou derivados: uma xícara de chá de leite ou iogurte desnatado ou uma fatia de queijo magro 3 vezes ao dia.

– Carnes magras :

Frango ( peito ), peixe e carne vermelha magra :

Duas porções de até 100 gramas. Além disso, deve-se usar até 6 gramas ( 6 colheres de café rasas ) de sal ao dia e não utilizar saleiro à mesa. Não se recomenda o uso de produtos industrializados como enlatados , conservas , temperos, sopas e molhos prontos , salgadinhos em geral , frios ( presunto, salame, copa, mortadela e salaminho ) e embutidos ( lingüiças e salsichas ).

Tempero dos alimentos:

Para dar sabor aos alimentos podemos usar temperos naturais, como o alho, cebola, cebolinha, cheiro verde, cominho, coentro, manjericão, salsinha, alecrim, louro, sálvia, gengibre, páprica, colorau, manjerona, orégano, noz moscada e pimenta.

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