Mais evidências sobre os malefícios da obesidade

0
350

Um índice de massa corporal (IMC) elevado associa-se a um menor tempo de vida e maior risco cardiovascular, mostrou a análise conjunta de vários estudos realizada por pesquisadores da Universidade Northwestern (Chicago, Estados Unidos).

Essa análise agrupou dados de 10 estudos, todos com um tempo de seguimento mínimo de 10 anos após o exame inicial, com avaliação do IMC e rastreamento de complicações cardiovasculares, totalizando 190.672 exames individuais em 3,2 milhões de pessoas por ano de acompanhamento. Todos os indivíduos estavam livres de doenças cardiovasculares no início do estudo. Lembramos que o IMC é obtido dividindo-se o peso pela altura ao quadrado.

Doença cardiovascular mais precoce em indivíduos com sobrepeso

Um IMC na categoria sobrepeso (25-29,9 kg/m²) associou-se a um risco significativamente maior de desenvolver doença cardiovascular em idade mais precoce.

A obesidade (IMC igual ou maior que 30 kg/m²) foi associada com mortalidade por todas as causas significativamente maior e mais complicações e mortalidade por doenças cardiovasculares.

Menor expectativa de vida entre homens e mulheres obesas

Além disso, os homens de meia-idade tiveram um tempo global de sobrevida significativamente menor se fossem obesos (27,2 anos) ou obesos mórbidos (23,4 anos), comparados com aqueles com peso normal (29,1 anos) ou com sobrepeso (29,3 anos).

Achados semelhantes foram relatados em mulheres de meia-idade, enquanto mulheres com sobrepeso (31,8 anos), obesas (29,8 anos) ou com obesidade mórbida (27,2 anos) tiveram menor tempo de sobrevida do que mulheres com peso normal (33,2 anos). A obesidade mórbida caracteriza-se por um IMC igual ou maior que 40 kg/m².

Esse é mais um estudo que correlaciona o excesso de peso com aumento do risco de morte por todas as causas, complicações cardiovasculares e morte de causa cardiovascular.

Fonte: JAMA Cardiology.

Autor: Dr. Tufi Dippe Jr – Cardiologista de Curitiba – CRM/PR 13700.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here