Polivitamínicos não previnem câncer ou doença cardiovascular em mulheres menopausadas, aponta estudo
A formação de radicais livres tem sido associada ao desenvolvimento de várias doenças, como os cânceres e as doenças cardiovasculares. O uso de vitaminas, como o objetivo de neutralizar a ação destes radicais livres, tem sido testado como uma estratégia de prevenção.
O uso de polivitamínicos não tem influência no risco de câncer, doença cardiovascular ou na mortalidade em geral, de acordo com uma análise de mais de 160.000 mulheres menopausadas, que participaram dos ensaios clínicos do Women’s Health Initiative (WHI).
Os autores do estudo dizem que as consumidoras precisam reavaliar esta prática, pois não há evidências científicas que suportem o uso de polivitamínicos com o objetivo de prevenir o câncer ou a doença cardiovascular.
Existem outras estratégias preventivas que são realmente efetivas, dizem os pesquisadores. O dinheiro gasto com o uso de suplementos vitamínicos poderia ser mais bem empregado em outras práticas, como a compra de frutas e vegetais ou para incrementar a prática de atividades físicas.
Fonte: Archives of Internal Medicine.
Autor: Dr. Tufi Dippe Jr – Cardiologista de Curitiba – CRM/PR 13700.
Artigos relacionados
Veja também
Medicamentos para emagrecer são seguros para o coração?
Atualmente temos alguns medicamentos aprovados pela ANVISA para tratar a obesidade no Brasil, como o Orlistat, Sibutramina, Liraglutida e Semaglutida. Orlistat (Lipiblock, Xenical) 1- Atua inibindo a absorção de parte da gordura dos alimentos. 2- Não apresenta efeitos sobre o sistema cardiovascular, logo, pode ser…
Alteração difusa da repolarização ventricular (ADRV)
O termo alteração difusa de repolarização ventricular é utilizado em laudos de eletrocardiograma (ECG) para descrever alterações do segmento ST do ECG, como ausência, achatamento ou inversões assimétricas das ondas T. Alguns médicos podem empregar a abreviatura ADRV. A onda T é um dos elementos…
Benefícios do controle da pressão arterial
O controle adequado da pressão arterial (PA) é uma medida vital para preservar a saúde cardiovascular e evitar complicações sérias. Primeiramente, manter a PA dentro dos limites normais reduz significativamente o risco de doenças cardiovasculares, incluindo acidentes vasculares cerebrais (AVCs) e ataques cardíacos. Quando a…
Você sabe o que é a miocardiopatia não compactada?
A miocardiopatia não compactada (MNC), também conhecida como miocárdio não compactado, é uma condição rara do músculo cardíaco que afeta a estrutura do ventrículo esquerdo (VE). O VE é a principal das quatro câmaras do coração. Ela bombeia o sangue oxigenado em direção ao cérebro…