O shoyu pode substituir o sal?

0
270

A dieta do hipertenso deverá ser pobre em sódio (sal) e rica em potássio, magnésio e cálcio. A dieta pobre em sódio (hipossódica), deverá restringir a ingestão diária de sal em 6 gramas (2,4 gramas de sódio), ou seja, 4 colheres rasas de café de sal  para o preparo dos alimentos (4 gramas de sal) , mais 2 gramas de sal próprio (intrínseco) dos alimentos (evite:  conservas , frios, enlatados, embutidos, molhos prontos, sopas de pacote, queijos amarelos, salgadinhos, etc…).

O shoyu não substitui o sal para aquelas pessoas que precisam reduzir o teor de sódio da dieta. O teor de sódio presente em 100 ml de shoyu pode ultrapassar um total de 5 gramas, quando o máximo recomendado é de 2,4 gramas de sódio por dia. O melhor é usar outros temperos, como azeite extra virgem, limão, vinagre de maçã, aceto balsâmico e as ervas aromáticas.

Para quem realmente não consegue dispensar o shoyu, este  deve ser usado com moderação, podendo ser diluído em água. Podemos também optar pela versão light (com 35% a menos de sódio) ou a versão orgânica do shoyu.

Ana Flávia Pinheiro – Nutricionista – CRN 1004.  


DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here