Tratamento não medicamentoso das anormalidades do colesterol

0
785

O tratamento das dislipidemias (anormalidades do colesterol e suas frações) pode ser dividido em não medicamentoso e medicamentoso.

Tratamento não medicamentoso

São basicamente mudanças nos hábitos de vida. Nesse aspecto é essencial perder peso, parar de fumar, praticar exercícios físicos regularmente, ingerir bebidas alcoólicas com moderação e melhorar  os hábitos alimentares.

Infelizmente a redução do colesterol com a mudança dos hábitos alimentares costuma ser discreta (5 a 15%), no entanto, quando acompanhada de expressiva perda de peso e prática regular de exercícios físicos, essa redução pode ser bem mais significativa.

Em linhas gerais, podemos dizer que a dieta do indivíduo com colesterol total ou LDL-colesterol elevados deve ser a seguinte: os carboidratos (simples e complexos ) deverão ser responsáveis por  50 a 60% do aporte total de calorias , as proteínas devem participar com cerca de 15% do aporte total de calorias, e as gorduras   com  25 a 35% do aporte total de calorias  (deve haver um predomínio na ingesta de gorduras insaturadas , sendo que as saturadas devem contribuir com menos de 7% do total de calorias).É fundamental restringir os alimentos ricos em colesterol (menos de 200 mg/dia) , restringir as gorduras trans (este tipo de gordura não deve contribuir com mais de 1% do aporte de calorias ) e a ingestão de fibras deverá ser  de pelo menos 20 a 30 gramas ao dia. A quantidade diária de calorias deverá ser aquela que ajude o indivíduo a atingir seu peso ideal (índice de massa corporal inferior a 25 kg/m2).

Nas dislipidemias com elevação dos triglicerídeos  não basta apenas restringir as gorduras. Nestes casos, o paciente deverá também evitar os doces e diminuir a ingestão de massas e pães .Nos pacientes com HDL-colesterol baixo, a medida mais importante é a prática regular de exercícios físicos. Perder peso , parar de fumar e evitar o excesso de bebidas alcóolicas também são recomendados .

Nas dislipidemias associadas ao uso de medicamentos, a suspensão destes, quando possível , pode reverter ou melhorar o quadro. Nas dislipidemias causadas por outras doenças, principalmente diabete melito e hipotireoidismo , o controle destas enfermidades é fundamental para o sucesso do tratamento.

www.portaldocoracao.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here