Síndrome do coração partido (doença de Takotsubo ou cardiomiopatia apical)

0
58

Esta  síndrome (conjunto de sinais e sintomas), também conhecida como cardiomiopatia de Takotsubo ou apical, tem despertado um grande interesse dentro da comunidade médica, em especial , entre os cardiologistas.

Descrita inicialmente na população japonesa, esta síndrome afeta   tipicamente mulheres menopausadas, muitas delas  idosas, cursando com dor no peito e alterações do eletrocardiograma que são típicas de um infarto do miocárdio (ataque cardíaco).Os sintomas da síndrome costumam aparecer após uma situação de estresse emocional.

A síndrome do “Coração Partido” , apresenta algumas características que são muito peculiares . A primeira delas, é que quando realizamos um cateterismo cardíaco (exame contrastado das artérias do coração),  observamos que as artérias  coronárias são normais ou minimamente afetadas pela aterosclerose (placas de gordura na parede das artérias). A segunda característica , é que no ecocardiograma ou na ventriculografia ( uma parte do exame de cateterismo cardíaco) , a parte inferior (apical) do coração não se contrai , dando a impressão que este está  cortado ou partido a partir desse ponto ( “ Coração Partido”). Por último , é muito comum a presença de complicações durante o período de internação , no entanto , o risco de morte ou recorrência dessa síndrome costumam ser baixos.

Existem algumas especulações para explicar o surgimento dessa síndrome. Um espasmo coronariano (contração vigorosa e anormal da parede das artérias)  , alterações da microcirculação do coração ou uma disfunção do sistema nervoso simpático (com liberação excessiva de adrenalina) , são as principais hipóteses.

www.portaldocoracao.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here