Síndrome do coração partido (Broken Heart Syndrome)

0
337
Broken heart

A  síndrome (conjunto de sinais e sintomas) do coração partido (broken heart syndrome), também conhecida como cardiomiopatia  apical ou doença de Takotsubo, tem despertado um grande interesse dentro da comunidade médica, em especial, entre os cardiologistas.

O nome é originado do vaso chamado  “Tako-tsubo“, que é um vaso que os pescadores japoneses utilizam para pescar polvos, e que se assemelha com a forma adquirida pelo ventrículo esquerdo, a câmara cardíaca afetada nessa condição.

Descrita inicialmente na população japonesa, esta síndrome afeta tipicamente mulheres menopausadas, muitas delas  idosas, cursando com dor no peito e alterações do eletrocardiograma que são típicas de um infarto do miocárdio (ataque cardíaco).

Os sintomas da síndrome costumam aparecer após uma situação de estresse emocional. O eletrocardiograma demonstra alterações típicas de infarto do miocárdio. As enzimas cardíacas (troponinas e creatinofosfoquinase fração MB) geralmente elevam-se discretamente. As artérias coronárias durante o exame de cateterismo e cineangiocoronariografia, tipicamente, costumam ser normais ou minimamente afetadas. Durante esse exame ainda observamos o aspecto morfológico típico do ventrículo esquerdo durante a doença, caracterizado pela diminuição da contração apical (ponta do coração).

Autor: Dr. Tufi Dippe Jr – Cardiologista de Curitiba – CRM/PR 13700.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here