Orientações antes da realização de exames laboratoriais

O Portal do Coração esclarecer as 25 dúvidas mais comuns dos pacientes antes de realizar um exame.

0
1123

1. Todos os exames de sangue são sempre feitos em jejum?

A maioria sim, e o tempo de jejum pode variar de 8 a 12 horas, na maioria dos casos. Para dosagem de glicose (horas) e do colesterol e suas frações geralmente são 12 horas. Atualmente o teste de colesterol total e suas frações pode ser feito sem jejum, embora o valor da normalidade dos triglicerídeos tenha que ser corrigido para um valor um pouco maior. Para exames de alergia, AIDS, testes sorológicos para toxoplasmose, rubéola, entre outros, o jejum pode ser dispensado.

2. Quanto tempo devo ficar em jejum?

Na maioria dos testes que dependem de jejum, o tempo exigido é de 8 a 12 horas. Caso não consiga informações específicas, você deve comparecer em jejum de 12 horas.

3. Posso beber água antes de colher os exames?

Pode, mas a água deve ser tomada de forma moderada, pois o seu excesso pode interferir nos exames de urina ou exames de osmolaridade sérica ou urinária. Ao levantar-se pode tomar ½ copo de água.

4. Para exame de urina, sempre tem que ser a 1º da manhã?

Para o exame de urina tipo I (parcial de urina), ou Cultura de Urina, deve-se sempre colher a 1º urina da manhã (jato intermediário), quando a urina está mais concentrada e os achados são mais significativos, principalmente para urocultura. Lactentes tem ritmo urinário mais constante e sua urina pode ser coletada a qualquer horário. As urgências devem ser analisadas pelo médico(a) assistente e um profissional do laboratório.

5. A urina sempre deve ser colhida no laboratório?

O exame para cultura de urina deve preferencialmente ser coletado no laboratório, devido a assepsia a ser feita e se evitar crescimento de bactérias, principalmente em dias quentes, provocando resultados falso-positivos.Os demais exames podem ser coletados em domicílio, desde que o frasco seja fornecido pelo laboratório.

6. Os exames que necessitam de jejum só podem ser colhidos pela manhã?

Com exceção dos exames de glicose, ferro, hemoglobina glicosilada, colesterol, triglicerídeos, etc., todos os demais exames necessitam de 4 horas de jejum ou dispensam o jejum.Certos exames como cortisol, ACTH, prolactina e DHEA, tem horário correto de coleta e devem obedecer a ritmos fisiológicos em suas coletas.

7. Exames de fezes devem ser colhidos de manhã?

Não. Também não há necessidade que o paciente esteja de jejum para coletar as fezes. O paciente deve pegar o frasco apropriado no laboratório, geralmente no dia anterior a coleta.Para maior conforto do paciente, a coleta deve ser realizada em domicílio.De toda forma, não importando a hora da coleta, o material clínico deverá ser rapidamente entregue ao laboratório ou mantido sob refrigeração até o dia seguinte.

8. O que é dieta habitual para se colher exame?

Dieta habitual é a que você costuma comer diariamente, o que quer dizer que você não deve alterar sua alimentação para fazer os exames. Alguns exames, todavia, necessitam de dietas especiais, como pesquisa de sangue oculto, exame coprológico funcional, etc. Procure informações com o laboratorista. Para a coleta de sangue pada dosar triglicerídeos deve-se evitar a ingestão de álcool 72 horas, bem como, atividade física intensa (a dieta deve ser habitual nos dias que precedem o exame).

9. O jejum para colesterol e triglicérides é igual aos demais exames?

O colesterol varia pouco com mudanças bruscas na dieta, já o triglicerídeos pode variar bastante. Uma pessoa que vai fazer triglicerídeos e faz regime muito restritivo, os resultados podem ser falsamente baixos. Por outro lado, pacientes que tiveram refeições tardes no dia anterior podem ter níveis de triglicerídeos muito elevados. Exemplo: paciente come uma feijoada no fim de semana e vai no laboratório na segunda-feira, fazer um exame de Triglicerídeos. Há uma grande chance de os resultados serem muito elevados.Informe-se no laboratório sobre dietas para exames determinados.

10. A menstruação altera os resultados de exames?

Pode alterar os exames de urina, se foi colhida sem assepsia e uso de tampão vaginal. Os exames de urina e secreções vaginais e preventivos para câncer de colo, HPV, etc., devem, se não houver urgência, deixados para após uma semana do início da menstruação. A paciente sempre deve avisar ao laboratório de sua condição menstrual.

11. Pode-se colher sangue estando menstruada?

No período pré-menstrual e menstrual, grande número de mulheres passa a reter líquidos, podendo haver algumas variações nos resultados. Porém, os médicos conhecendo a fase do ciclo menstrual que suas pacientes colheram exames, sabem interpretar essas alterações. Evidentemente, há variações hormonais ligadas ao ciclo menstrual, assim como de algumas proteínas. Converse com seu(sua) médico(a) ou com os profissionais do laboratório antes de sua coleta.

12. A mulher estando menstruada pode coletar exame preventivo (Papanicolau)?

Não. O sangue altera a visualização do teste e no período menstrual as células cervicais e vaginais não estão na melhor fase para serem observadas. Um sangramento fora da fase menstrual tem grande importância diagnóstica, mesmo que microscópico. A melhor época para coleta e na primeira semana após o início do ciclo menstrual. Para pacientes que tem a fase de sangramento mais prolongada, o exame deve ser coletado pelo menos 5 (cinco) dias após o término no fluxo sanguíneo.

13. Remédios vaginais, como cremes, óvulos ou pomadas alteram os exames de urina e de secreções?

Os exames que necessitam de secreções vaginais só podem ser coletados após 48 horas da suspensão da medicação.Os exames de urina podem ser “contaminados” por esses remédios, o que pode ser evitado se for realizada boa assepsia, após colocação de absorvente intra vaginal, for realizada.

14. Pode-se fumar antes da coleta dos exames?

A nicotina altera uma série de exames hematológicos (coagulação, velocidade de hemossedimentação, contagem de linfócitos CD4 e CD8), hormonais (cortisol, prolactina, TSH, ACTH, etc.) e testes de sobrecarga de Glicose e curvas gicêmicas (dosagens consecutivas de glicemia), assim, os pacientes devem se abster de fumar antes dos testes.

15. Remédios alteram os resultados de exames?

A Associação Americana de Química Clínica, além de alguns pesquisadores brasileiros, mantém publicações completas sobre as interferências de medicamentos sobre os exames. Por outro lado alguns pacientes não podem suspender medicações devido a patologias específicas. Converse com seu (sua) médico(a) sobre a possibilidade de suspensão. Caso não seja possível, a relação de medicamentos será correlacionada aos resultados obtidos.

16. Bebidas alcoólicas alteram os resultados dos exames?

O exame que altera mais agudamente com bebidas alcoólicas é o triglicerídeos.Uma dose já é o suficiente para alterá-lo. Outros exames também se alteram com o uso recente ou regular de bebidas. O ideal é se abster de bebidas alcoólicas por 3 dias antes de fazer exames.

17. Exercícios físicos podem alterar os exames?

Alguns exames podem ser alterados, com por exemplo a glicose, curva Glicêmica, hormônio do crescimento, prolactina, cortisol, lactato, triglicerídeos, etc. Assim, esforços físicos devem ser evitados antes dos exames.

18. A febre pode alterar os resultados dos exames?

Estados febris podem alterar exames de avaliação metabólica, como glicose, hormônios, principalmente da tireóide e supra renal e exames imunológicos.Evidentemente que os exames geralmente são pedidos porque o paciente está com febre.Consulte seu (sua) médico(a) ou o laboratório antes de fazer os exames.

19. A gripe e outras doenças comuns alteram os exames?

Na maioria dos casos exames são complementares a esses quadros infecciosos. Informe o seu estado clínico aos coletadores, eles irão anotar em sua ficha de coleta, que será avaliada pelo pessoal técnico do laboratório.

20. Os exames podem ser coletados a tarde?

Nem todos, alguns, como prolactina, ferro, cortisol, ACTH, glicemia, etc., só podem ser feitos no período da manhã, pois se alteram com o passar das horas de vigília.

21. Quantos dias deve-se ficar de abstinência sexual antes de coletar o espermograma e quais os horários das coletas?

A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda período de 2 a 7 dias. Os exames são recebidos das 07:00 às 10:00 horas e das 13:30 às 15:30 horas. Exame não realizado aos sábados.

22. O esperma pode ser coletado em domicílio?

Não, o material deverá ser colhido somente no laboratório e desde que seja por automasturbação e sem o uso de lubrificantes ou saliva.Os horários são os designados na pergunta 21.

23. Porque às vezes o braço pode ficar roxo no lugar da coleta de sangue?

Isto acontece devido ao extravasamento de sangue para fora da veia. Várias situações podem facilitar a ocorrência de um hematoma: veias difíceis, muito profundas ou muito finas, pacientes que sofrem de fragilidade capilar, uso de medicamentos que alteram a coagulação (por exemplo a aspirina), falta de compressão no local da coleta, esforço logo após a coleta (carregar peso no braço que sofreu a venopunção), etc. Na maioria dos casos os únicos inconvenientes são a mancha roxa no local, que irá se dissipar em alguns dias e a sensação dolorosa na área do hematoma, já que o sangue é irritante fora das veias. A utilização de heparinóides na forma de gel acelera a absorção do hematoma. Não deixe de entrar em contacto com o laboratório caso isso ocorra.

24. Crianças precisam de jejum para a coleta de exames?

Para a maioria dos exames e das crianças não. Se o paciente for lactente, não há necessidade de jejum. Para os exames de ferro e triglicerídeos, deve-se colher em jejum de pelo menos 2 horas, e pela manhã. Para testes que tem ingestão de açúcares, como glicose, lactose, sacarose ou xilose, há necessidade de jejum de pelo menos 6 horas. Lembre-se que água não quebra o jejum e poderá ser oferecida a vontade.

25. O PSA (antígeno prostático específico), exame de sangue para prevenção do câncer de próstata pode ser colhido qualquer dia ou horário?

O PSA pode ser coletado antes de qualquer procedimento urológico, como massagens, biópsias ou ultrassom prostático, e ainda, sondagem vesical. Alguns autores pedem abstinência sexual 24 horas antes da coleta. Após massagens e ultrassons prostáticos e sondagem vesical, o prazo para coleta será de 7 dias. Após biópsias o prazo passa para 15 dias e se houve algum procedimento cirúrgico, o prazo é de 30 dias. Não há necessidade de jejum para a coleta do PSA, salvo se o paciente tiver quadro conhecido de hiperlipidemia (colesterol alto, triglicerídeos alto, etc.).

Fonte: Laboran.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here