Os carboidratos

0
75

Carboidratos ou hidratos de carbono ou glicídios, são as fontes de energia mais disponíveis na natureza. Quando os carboidratos estão presentes no corpo em proporções adequadas , eles poupam a utilização das proteínas como fonte de energia. Compostos por carbono, hidrogênio e oxigênio , os carbohidratos podem ser divididos em simples ou complexos.

Os carboidratos Simples:

São as menores unidades incluindo todos os tipos de açúcares. Aparecem na forma de monossacarídeos e dissacarídeos. A glicose ou dextrose, a frutose e a galactose , são exemplos de monossacarídeos, estruturas que são absorvidas fornecendo energia para o trabalho celular. Os dissacarídeos são compostos por dois monossacarídeos. A maioria dos açúcares aparece na forma de dissacarídeos. Os mais importantes deste grupo são a sacarose (açúcar do dia a dia) a maltose e a lactose (açúcar proveniente do leite).

Apesar dos dissacarídeos precisarem de digestão para serem absorvidos, sabe-se que esta ocorre muito rapidamente em indivíduos saudáveis. Os dissacarídeos são importantes para dar sabor adocicado aos alimentos e com isso melhorar a palatibilidade dos mesmos.

Os carboidratos complexos:

São freqüentemente chamados de polissacarídeos, por serem formados pela junção de várias moléculas de monossacarídeos. Um exemplo deste grupo são os amidos, as dextrinas , as inulinas e as fibras alimentares. Os monossacarídeos que compõem estes polissacarídeos são:

Amido = várias unidades de glicose ; as dextrinas = várias unidades de glicose, porém com número menor do que o amido e , a inulina = várias unidades de frutose .

Após a digestão, os carboidratos são utilizados na forma de glicose pelo organismo. A glicose disponível no corpo é proveniente de três fontes: da alimentação (glicose); do músculo, pela quebra do glicogênio muscular e hepático (polissacarídeo) e na falta destes dois reservatórios, das proteínas, que ao serem quebradas também podem produzir energia. Em função destas possibilidades de fornecimento energético recomenda-se o consumo mínimo de 50g de carboidratos por dia, seja qual for o tipo de carboidrato ingerido. Entretanto uma alimentação saudável e equilibrada proverá muito mais do que isso ( 250 a 300g/dia ).

Dra. Ana Flávia Pinheiro – Nutricionista – CRN1104

www.portaldocoracao.com.br

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here