Oximetria de pulso

0
1114

O oxímetro de pulso é um dispositivo que mede indiretamente a quantidade de oxigênio no sangue. Em geral este aparelho é anexado a um monitor para que os médicos possam ver o nível de oxigenação de seus pacientes, no entanto, médicos que tratam de doenças respiratórias podem dispor desse exame em seus consultórios.

A maioria dos monitores também mostra a frequência respiratória, frequência cardíaca, ritmo cardíaco e pressão arterial.

O oxímetro de pulso é comumente usado em pacientes criticamente doentes, internados em unidades de terapia intensiva (UTI).

O monitor exibe a porcentagem de hemoglobina arterial na configuração de oxiemoglobina. Taxas normais são da ordem de 95 a 100%. Para um paciente respirando em ar ambiente, numa altura do nível do mar, pode ser feita uma estimativa da pressão de oxigênio arterial (PO2) a partir da leitura SpO2 (saturação do oxigênio no sangue) do monitor.

O oxímetro de pulso é particularmente conveniente por ser não invasivo. Tipicamente ele consiste de um par de pequenos diodos emissores de luz frente a fotodiodos, através de uma parte do corpo do paciente translúcida (como a ponta dos dedos).

A oximetria de pulso é utilizada durantes cirurgias, em pacientes criticamente enfermos nas unidades de terapia intensiva, portadores de doenças pulmonares (agudas e crônicas) e na síndrome da apneia do sono.

Autor: Dr. Tufi Dippe Jr – Cardiologista de Curitiba – CRM/PR 13700.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here