Seis fatores diminuem em 78% o risco de hipertensão em mulheres, diz estudo

0
141

A hipertensão arterial é o principal fator de risco evitável de morte em mulheres.Um estudo teve como objetivo estimar a incidência de hipertensão arterial e a sua associação com os hábitos de vida em mulheres.

Um total de 83.882 mulheres participantes do Nurses Health Study, sem diagnóstico prévio de hipertensão arterial ou doença cardiovascular, com idades de 27 até 44 anos, foram acompanhadas clinicamente por um período de 14 anos (até o ano de 2005).

Seis fatores de proteção para a hipertensão arterial, inerentes ao estilo de vida, foram avaliados neste grupo de mulheres: peso ideal (índice de massa corporal ou IMC,inferior a 25 kg/m2), prática regular de exercícios físicos, adesão à dieta do tipo DASH (Dietary Approaches to Stop Hypertension), ingestão moderada de bebidas alcoólicas,utilização de analgésicos menos de uma vez por semana e ingestão de pelo menos 400 mg ao dia de suplementos com ácido fólico.

Os pesquisadores analisaram a associação entre estes seis fatores de proteção e o risco de desenvolver hipertensão arterial.Um total de 12.319 novos casos de hipertensão arterial foram observados ao longo dos 14 anos. Todos os 6 fatores de proteção modificáveis foram independentemente associados com um risco menor de desenvolvimento de hipertensão arterial. Para as mulheres que tinham todos os seis fatores de proteção (apenas 0,3% da população estudada), o risco relativo de hipertensão arterial era 78% menor.Mulheres que apresentavam 5 fatores de proteção apresentavam um risco relativo 58% menor.

O índice de massa corporal normal foi isoladamente o mais importante fator de proteção contra o desenvolvimento da doença. Os autores do estudo concluíram que a presença de fatores protetores, relacionados ao estilo de vida, exercem uma grande influência no risco de desenvolvimento de hipertensão arterial ao longo da vida.A adesão aos  fatores de proteção mencionados acima deve ser estimulada em mulheres jovens.

Fonte:JAMA(2009).

www.portaldocoracao.com.br  

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here