Parcial de urina

0
194

O parcial de urina é um exame rotineiro , comumente solicitado pelos cardiologistas e médicos das diversas especialidades. Nesse exame , além da análise da cor e da densidade da urina , avaliamos se há a  presença de vários elementos , como : hemácias , leucócitos , proteínas , cilindros , glicose , cetonas , bactérias , nitritos , cristais, etc…

Elementos analisados no parcial de urina:

– Hemácias ( glóbulos vermelhos do sangue ):

A presença de sangue na urina , é chamada de hematúria , podendo ocorrer em uma série de doenças que afetam o aparelho urinário ( rins , bexiga , ureteres e uretra ) , tais como: tumores , infecção urinária , litíase renal ( pedra nos rins ) , entre outras . Outras causas de hematúria , são os traumas , doenças da coagulação ou  por um efeito colateral  de algum tipo de medicamento ( antiplaquetários , como  o ácido acetilsalicílico e o clopidogrel, mais conhecidos como aspirina e plavix  ou anticoagulantes orais , como a femcoprumona e a warfarina, mais conhecidos como marcoumar e marevan ) . 

A presença de cerca de duas hemácias por campo ( espaço visualizado pelo microscópio do bioquímico ) , é ainda considerada normal. Exercício físico intenso e fluxo menstrual, são causas de hematúria não-patológica ( não indicativa de doença ).

– Leucócitos ( glóbulos brancos de defesa do sangue ):

Contagem superiores a 5 por campo são consideradas anormais ( leucocitúria ) . As causas mais comum de leucocitúria , são as infecções urinárias , litíase renal ( pedra nos rins ) , nefrites , tuberculose renal , entre outras.

– Proteínas:

A presença de proteínas na urina ( proteinúria ) , sugere doenças renais , como a síndrome nefrótica . Para o cardiologista , a presença de proteinúria , pode indicar uma doença renal avançada causada pela hipertensão arterial e/ou diabete melito. O termo albuminúria , se refere a perda de pequenas quantidades de proteína ( albumina ) na urina.

Esse é o primeiro achado da lesão renal causada pela hipertensão arterial e/ou diabete melito , precedendo por alguns anos , o quadro de insuficiência renal crônica. O parcial de urina , não é o exame ideal para avaliar a perda de albumina ( solicitamos a dosagem de albumina em amostra isolada de urina ).

– Cilindros:

Existem inúmeros tipos de cilindros , que podem ser encontrados no parcial de urina. De acordo com a modalidade , certas doenças que afetam os rins como , infecções renais e nefrites , podem ser suspeitadas.

– Glicose:

A principal causa da presença de glicose na urina ( glicosúria ) é o diabete melito descontrolado ( é necessário que haja valores de glicose ,  maiores que 180 mg/dl no sangue, para surgir a glicosúria ). Outras causas : síndrome de Cushing ( produção aumentada de hormônios pela glândula supra-renal ) , hipertireoidismo ( produção aumentada de hormônios  pela  glândula tireóide ), situações de estresse ( traumas , queimaduras ou cirurgias ) , entre outras.

– Cetonas:

A presença de corpos cetônicos na urina ( cetonúria ) , em geral , indica a presença de um diabete melito descontrolado ( cetoacidose diabética ).Mais raramente , pode haver cetonúria em situações de jejum prolongado , dietas hipocalóricas persistentes e em crianças com febre.

-Bactérias:

A urina normal não deve conter bactérias ( bacteriúria ). A presença de bacteriúria , pode indicar uma contaminação na hora da coleta da urina. A bacteriúria verdadeira , sugere infeccção urinária. O exame que confirma o diagnóstico de infeccção urinária , não é o parcial de urina e, sim , a cultura de urina ( urocultura ).

– Cristais:

Vários cristais , como os de oxalato de cálcio , fosfato de cálcio e urato , podem ser encontrados no parcial de urina e, na maioria das vezes não indicam doença alguma.

– Nitritos:

A urina normal , não costuma conter nitritos e , sua presença ( nitrito positivo ) , sugere infecção urinária.

– Outros elementos :

Bilirrubinas , urobilinogênio , células lipídicas , células tubulares , entre outros elementos , também pode ser identificados no parcial de urina.

www.portaldocoracao.com.br

 

 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here