A esteatose hepática (EH), também chamada de doença hepática gordurosa não alcoólica, é caraterizada por acúmulo anormal de gordura no fígado.
Essa doença afeta cerca de 25% dos adultos, não costuma causar sintomas, e geralmente é diagnosticada por meio de exames de imagem, como a ultrassonografia ou tomografia do abdômen. Atualmente é considerada a doença hepática mais comum entre adultos, podendo raramente evoluir para cirrose hepática e câncer de figado.
A EH associa-se à hipertensão arterial, elevação dos níveis de glicemia e anormalidades do colesterol (aumento dos triglicerídeos, redução do HDL [colesterol bom] e, partículas pequenas de LDL [colesterol ruim], as quais facilitam a formação de placas de gordura na parede das artérias, chamadas de ateromas).
O resultado dessas alterações é um risco aumentado de doenças cardiovasculares entre os portadores de EH. Além disso, a presença de EH parece conferir um risco cardiovascular aumentado de forma independente desses fatores mencionados acima.
Melhorar a alimentação, praticar exercícios, perder peso e reduzir ou evitar as bebidas alcoólicas são medidas altamente recomendáveis para portadores de EH. Perder 5 a 10% do peso pode estacionar ou reverter a EH.
Medicamentos do grupo dos inibidores da GLP1 (Ozempic, Saxenda) podem regredir a EH, diminuir os níveis de glicemia, reduzir o peso e também risco de eventos cardiovasculares. Novos medicamentos para o tratamento da EH estão sendo pesquisados.
Autor: Dr. Tufi Dippe Jr. CRM/PR 13700 – Cardiologista em Curitiba.
Artigos relacionados
Veja também
Medicamentos para emagrecer são seguros para o coração?
Atualmente temos alguns medicamentos aprovados pela ANVISA para tratar a obesidade no Brasil, como o Orlistat, Sibutramina, Liraglutida e Semaglutida. Orlistat (Lipiblock, Xenical) 1- Atua inibindo a absorção de parte da gordura dos alimentos. 2- Não apresenta efeitos sobre o sistema cardiovascular, logo, pode ser…
Alteração difusa da repolarização ventricular (ADRV)
O termo alteração difusa de repolarização ventricular é utilizado em laudos de eletrocardiograma (ECG) para descrever alterações do segmento ST do ECG, como ausência, achatamento ou inversões assimétricas das ondas T. Alguns médicos podem empregar a abreviatura ADRV. A onda T é um dos elementos…
Benefícios do controle da pressão arterial
O controle adequado da pressão arterial (PA) é uma medida vital para preservar a saúde cardiovascular e evitar complicações sérias. Primeiramente, manter a PA dentro dos limites normais reduz significativamente o risco de doenças cardiovasculares, incluindo acidentes vasculares cerebrais (AVCs) e ataques cardíacos. Quando a…
Você sabe o que é a miocardiopatia não compactada?
A miocardiopatia não compactada (MNC), também conhecida como miocárdio não compactado, é uma condição rara do músculo cardíaco que afeta a estrutura do ventrículo esquerdo (VE). O VE é a principal das quatro câmaras do coração. Ela bombeia o sangue oxigenado em direção ao cérebro…