Artigos sendo lidos neste momento !

Artigos do PC

Cardiologia Preventiva, Destaques

Quais os cardiopatas que não devem embarcar em um vôo comercial? 

O número de total de ocorrências médicas durante vôos comerciais vem aumentando, principalmente pelo contingente cada vez maior de pessoas que utilizam esse meio de transporte, mas também pela presença de doenças crônicas nestes passageiros.

Segundo uma recente revisão  feita pelos Drs. Silverman e Gendreau, a grande maioria dessas ocorrências médicas durante os vôos comerciais são de pequena gravidade.

Complicações cardíacas, neurológicas e respiratórias são as mais sérias, sendo que os passageiros com mais de 70 anos são os mais propensos a desenvolvê-las. Nos Estados Unidos, a média de idade das pessoas que usam aviões comerciais é de 44 anos para os homens e 49 anos para as mulheres, dizem os autores da revisão.

Os Drs. Silverman e Gendreau alertam para algumas doenças cardiovasculares que contra-indicariam um vôo comercial: infarto do miocárdio 10 dias antes, angina instável, cirurgia de ponte de safena 14 dias antes, derrame cerebral 10 dias antes, insuficiência cardíaca descompensada  e arritmias cardíacas descontroladas.

"Os passageiros de avião que são cardiopatas, por diversas causas, devem ser capazes de caminhar uma distância de pelo menos 50 metros ou subir um lance de escadas sem apresentam angina do peito ou falta de ar significativa”, finalizam os pesquisadores.

Fonte:Lancet(2009).

www.portaldocoracao.com.br

 

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios estão marcos com *