Um estudo teve como objetivo principal avaliar a eficácia de um programa destinado a promover mudanças no estilo de vida, por meio de intervenção psicológica associado ao uso de medicamentos, visando reduzir o risco coronariano de pacientes com hipertensão arterial descontolada, sobrepeso e anormalidades do colesterol, que foram acompanhados durante 11 meses.
O estudo incluiu 74 pacientes distribuídos para três programas de tratamento distintos. Um grupo recebeu exclusivamente tratamento medicamentoso convencional (TM). O grupo de orientação (GO) recebeu tratamento medicamentoso e participou ainda de um programa de orientação para controle dos fatores de risco cardiovascular.O terceiro grupo recebeu tratamento medicamentoso e participou de um programa de intervenção psicológica breve, destinado a reduzir o nível de estresse e mudar o comportamento alimentar (TMP).
A principal medida de avaliação foi o índice de risco cardiovascular analisado pelo escore de Framingham. Os pacientes do grupo TM obtiveram uma redução média de 18% no risco coronariano; os pacientes do grupo GO apresentaram um aumento de risco de 0,8% ; e os pacientes do grupo TMP ( tratamento medicamentoso e apoio psicológico) obtiveram uma redução média de 27% no índice de risco cardíaco de Framingham .
Os autores dos estudo concluíram que o tratamento medicamentoso aliado a um programa de intervenção psicológica destinado a reduzir o nível de estresse e mudar o comportamento alimentar, resultou em benefícios adicionais na redução de risco coronariano.
Fonte:Arq Bras Cardiol(2007).
Artigos relacionados
Veja também
Medicamentos para emagrecer são seguros para o coração?
Atualmente temos alguns medicamentos aprovados pela ANVISA para tratar a obesidade no Brasil, como o Orlistat, Sibutramina, Liraglutida e Semaglutida. Orlistat (Lipiblock, Xenical) 1- Atua inibindo a absorção de parte da gordura dos alimentos. 2- Não apresenta efeitos sobre o sistema cardiovascular, logo, pode ser…
Alteração difusa da repolarização ventricular (ADRV)
O termo alteração difusa de repolarização ventricular é utilizado em laudos de eletrocardiograma (ECG) para descrever alterações do segmento ST do ECG, como ausência, achatamento ou inversões assimétricas das ondas T. Alguns médicos podem empregar a abreviatura ADRV. A onda T é um dos elementos…
Benefícios do controle da pressão arterial
O controle adequado da pressão arterial (PA) é uma medida vital para preservar a saúde cardiovascular e evitar complicações sérias. Primeiramente, manter a PA dentro dos limites normais reduz significativamente o risco de doenças cardiovasculares, incluindo acidentes vasculares cerebrais (AVCs) e ataques cardíacos. Quando a…
Você sabe o que é a miocardiopatia não compactada?
A miocardiopatia não compactada (MNC), também conhecida como miocárdio não compactado, é uma condição rara do músculo cardíaco que afeta a estrutura do ventrículo esquerdo (VE). O VE é a principal das quatro câmaras do coração. Ela bombeia o sangue oxigenado em direção ao cérebro…