Sobrepeso e sedentarismo são os principais fatores de risco cardiovascular em industriários, diz estudo

0
72

Determinar os fatores de risco cardiovascular é uma medida essencial para a prevenção  das doenças do aparelho circulatório.

O objetivo de um estudo realizado em uma indústria alimentícia, localizada no estado de São paulo, foi  avaliar a prevalência dos fatores de risco cardiovascular em seus funcionários. Os industriários incluídos no estudo eram de ambos os sexos e, foram submetidos a uma entrevista sociodemográfica para identificação de  fatores de  risco cardiovascular, medidas antropométricas e de pressão arterial, além  da  coleta de sangue capilar para dosagem  de glicose, colesterol e triglicérides.

Avaliaram-se 1.047 funcionários, sendo 913 (87%) do sexo masculino, com idade média de 36 ± 8 anos. A freqüência de  sedentarismo foi de 83% e de sobrepeso de 63%. Hipertensão arterial foi identificada em 28%  dos indivíduos . Alteração de glicose capilar foi detectada em 49%  dos participantes, colesterol elevado em 7% e triglicérides em 11% da população.

Os valores de índice de massa  corpórea não se associaram à renda, mas houve relação inversa com nível de escolaridade. Os autores do estudo concluíram que o sobrepeso e sedentarismo são os principais fatores de risco cardiovascular,  em uma população de industriários do estado de São Paulo.

Fonte: Arq Bras Cardiol(2009).

www.portaldocoracao.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here