Determinar os fatores de risco cardiovascular é uma medida essencial para a prevenção das doenças do aparelho circulatório.
O objetivo de um estudo realizado em uma indústria alimentícia, localizada no estado de São paulo, foi avaliar a prevalência dos fatores de risco cardiovascular em seus funcionários. Os industriários incluídos no estudo eram de ambos os sexos e, foram submetidos a uma entrevista sociodemográfica para identificação de fatores de risco cardiovascular, medidas antropométricas e de pressão arterial, além da coleta de sangue capilar para dosagem de glicose, colesterol e triglicérides.
Avaliaram-se 1.047 funcionários, sendo 913 (87%) do sexo masculino, com idade média de 36 ± 8 anos. A freqüência de sedentarismo foi de 83% e de sobrepeso de 63%. Hipertensão arterial foi identificada em 28% dos indivíduos . Alteração de glicose capilar foi detectada em 49% dos participantes, colesterol elevado em 7% e triglicérides em 11% da população.
Os valores de índice de massa corpórea não se associaram à renda, mas houve relação inversa com nível de escolaridade. Os autores do estudo concluíram que o sobrepeso e sedentarismo são os principais fatores de risco cardiovascular, em uma população de industriários do estado de São Paulo.
Fonte: Arq Bras Cardiol(2009).
Artigos relacionados
Veja também
Quais são as causas de dor no peito?
A dor no peito ou dor torácica é uma das queixas médicas mais comuns. Em certos casos a dor torácica pode traduzir uma doença potencialmente grave. Apenas o médico está capacitado para avaliar adequadamente esse sintoma. Angina do peito Os pacientes percebem as crises de…
Sintomas de ansiedade ou doença cardíaca?
O ano de 2020 tem sido muito difícil. Tivemos o surgimento de uma doença terrível, o Covid 19, que causou sofrimento, mortes, severas restrições sociais e recessão econômica. É notável que o nível de estresse e ansiedade está mais elevado entre as pessoas. Em virtude…
Quais são as informações obtidas com um teste de esforço?
O teste ergométrico, conhecido popularmente como teste de esforço, é o registro da atividade elétrica do coração em repouso, durante esforço gradativo até à exaustão, e na fase de recuperação, momento que a esteira desacelera para que o organismo se recupere do esforço físico realizado….