A inervação dos rins por fibras nervosas é fundamental no surgimento e na manutenção do quadro de hipertensão arterial. Essa inervação libera neurotransmissores que são capazes de aumentar a pressão arterial.
Pesquisadores de Melbourne (Austrália) relataram os efeitos positivos da desnervação dos rins em portadores de hipertensão arterial grave e resistente ao tratamento com medicamentos, ou seja, o uso de no mínimo três anti-hipertensivos em doses adequadas, sendo um deles um diurético.
Esses pesquisadores testaram o impacto da ressecção dos nervos simpáticos renais (que passam junto das artérias renais), através de uma técnica por cateter chamada de ablação por radiofrequência, na pressão arterial de hipertensos graves e resistentes. Esse tipo de ablação já é muito utilizado para o tratamento de algumas arritmias cardíacas.
A denervação simpática por cateter foi avaliada nos estudos SYMPLICITY conduzidos em pacientes com hipertensão arterial resistente.
Infelizmente, meta-análises recentes (análise conjunta dos resultados de vários estudos) não confirmaram os resultados promissores iniciais, no entanto, pesquisadores ainda acreditam que o aprimoramento dessa técnica no futuro poderá trazer resultados benéficos sobre a pressão arterial de hipertensos graves e resistentes aos medicamentos.
Autor: Dr. Tufi Dippe Jr – Cardiologista de Curitiba – CRM/PR 13700.
Artigos relacionados
Veja também
Medicamentos para emagrecer são seguros para o coração?
Atualment temos 3 medicamentos aprovados pela ANVISA para tratar a obesidade no Brasil: Orlistat, Sibutramina e Liraglutida. Orlistat (Lipiblock, Xenical) 1- Atua inibindo a absorção de parte da gordura dos alimentos. 2- Não apresenta efeitos sobre o sistema cardiovascular, logo, pode ser usado com segurança…
Alteração difusa da repolarização ventricular (ADRV)
O termo alteração difusa de repolarização ventricular é utilizado em laudos de eletrocardiograma (ECG) para descrever o achatamento ou ausência das ondas T no traçado do ECG. Alguns médicos podem empregar a abreviatura ADRV. A onda T é um dos elementos observados no traçado do…
Isolamento social e solidão aumentam o risco de doenças cardiovasculares em mulheres idosas, diz estudo
Um estudo realizado nos Estados Unidos avaliou o impacto do isolamento social e solidão no risco de desenvolver doenças cardiovasculares (DCV) em mulheres idosas. Um total de 57.825 mulheres, com 65 anos de idade ou mais, foram avaliadas quanto ao seu grau de isolamento social…
Qual o efeito da cirurgia bariátrica sobre a hipertensão arterial no longo prazo?
A hipertensão arterial (HA) é o principal fator de risco para doenças cardiovasculares, como o acidente vascular cerebral e infarto do miocárdio, que por sua vez, são as principais causas de morte no país. A doença afeta cerca de 25% dos adultos, sendo que sua…